69965540_10211937401549065_7033343636821508096_n
setembro 5, 2019 Nenhum Comentário

Lançado o primeiro Anuário da Reciclagem no Brasil

Elaborado por associação nacional de catadores, o estudo expõe a importância da categoria para a cadeia da reciclagem no país

Lançamento do Anuário de Reciclagem, em São Paulo, reuniu catadores, empresas, governo, entidades parceiras e de apoio. Fotos: Gilberto Chagas

Lançamento do Anuário de Reciclagem, em São Paulo, reuniu catadores, empresas, governo e entidades parceiras do MNCR.

Foi lançado no dia 3 de setembro, em São Paulo, o Anuário da Reciclagem 2017 – 2018, elaborado pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), com o apoio da LCA Consultores e Pragma Soluções Sustentáveis. A publicação traz dados de 2017 e 2018 da reciclagem no Brasil e dos atores envolvidos, ressaltando o papel das cooperativas e das associações de catadores.

Durante o lançamento, no Unibes Cultural, participaram lideranças do MNCR – Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis; representantes da Coalizão de Empresas do setor de embalagens; representante da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo; da Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais; do Ministério Público; do IRR – Iniciativa Regional para Reciclagem Inclusiva; do ORIS – Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária e INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, entre outras entidades parceiras do MNCR.

Protagonistas da reciclagem

Catadoras e catadores são os principais atores da reciclagem no Brasil

Catadoras e catadores são os principais atores da reciclagem no Brasil.

O Anuário da Reciclagem dimensiona o processo de reciclagem e dá visibilidade aos catadores, que são os principais atores da reciclagem no Brasil. A categoria, além de ser fundamental para os cuidados com o meio ambiente, tem relevante papel social e econômico, por gerar trabalho e renda para muitas famílias. O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) estima que existam entre 800 mil e 1 milhão de catadores no Brasil.

Roberto Laureano Rocha, presidente da ANCAT, ressalta: “De forma inconsciente os catadores estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso mostra a importância desses catadores para toda a sociedade. O lançamento do Anuário é um marco, um instrumento que coloca números muito claros da reciclagem do Brasil e a participação dos catadores nesse processo”.

Anuario de Reciclagem“O lançamento do Anuário de Reciclagem foi um momento valioso de reflexão e oportunidade de aproximar o diálogo com as empresas e entidades de apoio, para valorização do trabalho dos catadores e da ANCAT”, avalia Luciano Marcos, membro do ORIS e diretor do INSEA.

No início de agosto, a publicação foi lançada e reconhecida pela Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados, durante um café da manhã no salão nobre da casa para comemorar os 9 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305).

Em breve, o Anuário de Reciclagem será lançado em Belo Horizonte e estará disponível pela internet, no site da Ancat.

Texto: Brígida Alvim
Fotos: Gilberto Chagas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA