II Concurso ES Cartaz _ arte Brumadinho
junho 3, 2019 Nenhum Comentário

INSEA participa de seleção de empresas sociais para Brumadinho

II Concurso de Empresas Sociais da PUC Minas traça alternativas de desenvolvimento para território atingido pela mineração

II Concurso ES Cartaz

O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) foi convidado a participar do júri do II Concurso de Empresas Sociais – Premio Fernanda Batista do Nascimento, que escolherá projetos de destaques de Empresas Sociais desenvolvidas por graduandos de Administração para gerar alternativas de desenvolvimento que rompam com a minério-independencia em Brumadinho. A competição será nesta terça-feira, 4 de junho, de 2019, de 19h às 22:30, na Auditório 2 (sala de multi-meios) da PUC Minas em Betim.

O evento é aberto ao público externo e dará certificados aos participantes, sem necessidade de inscrição prévia. É uma realização do curso de  graduação em Administração da PUC Minas em Betim, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Incubação de Empreendimentos Sociais Ideias.

Reconhecimento à alternativas sustentáveis

A atividade premia a melhor proposta de empresa social, a proposta que agrega melhor valor social e a que agrega melhor valor ambiental em empreendimentos desenvolvidos para atuação no município de Brumadinho. Esses projetos visam oferecer alternativas econômicas, sociais e ambientais ao desenvolvimento baseado na mineração, favorecendo a visualização de caminhos para o desenvolvimento local baseados na economia pós-mineração e/ou na superação da minério-dependência.

Empresas Sociais são organizações de mercado que objetivam contribuir para a solução de problemas econômicos, sociais e ambientais que afligem as sociedades contemporâneas. Assemelham-se às ONGs na sua proposta e missão, mas se deferenciam por serem empreendimentos econômicos, com geração de lucro ou excedente pela comercialização de produtos e serviços que prestam serviços sociais e ecossistêmicos à sociedade.

Homenagem

Esta segunda edição do concurso homenageará Fernanda Batista do Nascimento, falecida pelo crime praticado pela Vale em Brumadinho. A família da Fernanda receberá uma placa de Honra ao Mérito Acadêmico pela postura, habilidade, competência e compromisso moral e ético da saudosa aluna da gradução em Administração da PUC Minas em Betim.

Fernanda era colega de sala da turma que desenvolveu os projetos de Empesas Sociais. Toda a atividade foi construída de forma compartilhada e colaborativa com os alunos, que escolheram focalizar os empreendimentos em Brumadinho, também como forma de homenagear a Fernanda e se solidarizarem com a população de Brumadinho, em especial os mais afetados pelos crimes ambientais e violações de direitos perpetrados no município.

Várias organizações e indivíduos apoiaram o desenvolvimento dos projetos de empresas sociais, através dos chamados Pitchs, ou seja, rodadas de apresentação e sugestões e críticas para avanço de pontos críticos e estratégicos desses empreendimentos. Vários colaboradores são vinculados à articulação Eu Luto, Brumadinho Vive!, que teve papel importante para a realização dessa atividade didático-pedagógica de caráter extensionista.

Composição do júri

No dia 04 de junho, uma banca de jurados formada por:

– Osvaldo Maurício de Olivera, Coordenador da Graduação em Administração da PUC Minas em Betim e do Programa Ideias;

– Luciano Marcus da Silva, Gestor da ONG INSEA, que desenvolve projetos em Brumadinho e outras cidades ligados à agenda da Reciclagem Solidária e Inclusiva;

– Marina Oliveira, graduada em Relações Internacionais pela PUC Minas, morada de Brumadinho e responsável pela desenvolvimento de projetos vinculados ao Vicariato de Belo Horizonte e à Paróquia de Brumadinho para recuperação do município;

– Cândida Vianna, psicológa, moradora de Brumadinho, participante da articulação Eu Luto, Brumadinho Vive e responsável por atividades de apoio psicossocial à população.

Além da votação dos jurados, a plateia emitirá a sua opinião, que contibalizará o quinto voto, que definirá os três projetos premiados (melhor proposta geral, melhor agregação de valor social e melhor agregação de valor ambiental). Participe!

I Concurso de Empresas Sociais – Premio Fernanda Batista do Nascimento
Dia: terça-feira, 4 de junho de 2019
Horário: de 19h às 22:30
Local: Auditório 2 (sala de multi-meios) da PUC Minas em Betim – Rua do Rosário, 1081, Bairro Angola, Betim, Minas Gerais.
Entrada: aberta ao público interno e externo, sendo emitidos certificados aos participantes. Não é necessário fazer inscrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA