junho 20, 2013 Nenhum Comentário

INSEA INICIA ATUAÇÃO NA AMAZÔNIA

O escritório de projetos do Fundo Amazônia marca o início das atividades do Insea em Manaus, com abrangência para todos os estados da Amazônia Legal.  Na foto, representantes do governo federal, Banco do Brasil (BB) e instituições  que irão atuar na região.

Ação faz parte do Fundo Amazônia, que vai destinar R$ 15,4 milhões para projetos que beneficiam comunidades de povos tradicionais, assentados da reforma agrária e agricultores familiares

Entidades da Amazônia Legal estiveram reunidas hoje (19), no Palácio do Planalto, em Brasília, para o encontroDiálogos Governo e Sociedade Civil: Fundo Amazônia. Na oportunidade, foram assinados 18 convênios com 15 entidades da sociedade civil, resultado da parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o BNDES. A ação faz parte do Fundo Amazônia, que vai destinar R$ 15,4 milhões para projetos que favoreçam o bioma.

Os projetos são de oito estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Tocantins em mais de 10 atividades produtivas diferentes – café, guaraná, castanha do Brasil, babaçu, cacau, cumaru, hortifrútis, mandioca e mel, além da reaplicação da tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). Os projetos vão beneficiar comunidades de povos tradicionais, indígenas, extrativistas, assentados da reforma agrária e agricultores familiares para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O presidente da Fundação BB, Jorge Streit, ressaltou que, para chegar nessa etapa de assinaturas dos convênios, houve um trabalho intenso de todos os parceiros envolvidos. Ele ressaltou o cuidado que tiveram para diversificar as atividades que receberam os investimentos sociais. “Nesse evento temos a oportunidade de mostrar todos os representes das entidades que trabalham com diferentes produtos. Todos esses projetos são sustentáveis e respeitam o bioma Amazônia”, disse .

Jorge Streit destacou, também, a importância da criação do escritório instalado em Manaus, para dar suporte aos projetos do Fundo Amazônia.  “Queremos estar perto de onde existem as demandas. O escritório vai colaborar na assessoria dos trabalhos, nas questões de licenciamentos, no treinamento de técnicos locais, na implementação dos projetos e na capacitação para chamadas públicas”, concluiu.

O agricultor familiar, Lauro da Costa Pereira, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Santo Antônio do Murituba – Asdecosam,  de  Parintins, na Amazônia, uma das entidades contempladas, participou do evento. A Associação é composta por 32 associados, que trabalham no cultivo de mandioca, abacaxi, capacitação em boas práticas de produção e higiene dos produtos, numa pequena casa de farinha e no transporte dos produtos. “Estamos muito felizes com essa parceria. Esse dia ficará na nossa história. A partir de agora vamos trabalhar de forma digna, com os equipamentos que sempre sonhamos e nunca tivemos a oportunidade de adquirir. Vamos aumentar a nossa produtividade e ainda vai agregar valor aos nossos produtos”, ressaltou.

O evento contou também com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), do diretor de Meio Ambiente e Inclusão Social do Banco Nacional do Desenvolvimento Social – BNDES, Guilherme Lacerda; do secretário-executivo da Secretaria Geral da presidência da República, Diogo de Sant’anna; do secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani; e do representante do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Joaquim Belo.

A iniciativa também visa fortalecer o trabalho do MNCR, através de suporte técnico as associações e cooperativas do estado do Amazonas, visando ampliar a participação dos catadores  na coleta seletiva, erradicação dos lixões e fortalecimento da rede regional.

 

Fonte/foto: Fundação Banco do Brasil – FBB (Por Dalva de Oliveira)

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA