março 21, 2013 Nenhum Comentário

FÓRUM PRIORIZA SEGURANÇA AOS GALPÕES DA COLETA SELETIVA

Na reunião de ontem (20), o Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC) de Belo Horizonte definiu como agenda principal as ações de enfrentamento à insegurança que ronda os galpões.  A situação vem se agravando com roubos, depredação e vandalismos em diversas regiões da cidade. Ponto de debate no encontro, diversas saídas foram propostas. Ficou encaminhado que, de imediato, aconteça uma reunião da coordenação do Fórum com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Ministério Público e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para tratar do assunto.  Também estão previstas ações junto às comunidades onde os empreendimentos dos catadores de materiais recicláveis estão inseridos.

JUNTOS PELA SEGURANÇA

Todos os órgãos devem garantir o trabalho tranquilo dos catadores de materiais recicláveis em suas bases de atuação. Na avaliação de Neli Medeiros, membro da coordenação colegiada do Fórum e coordenadora da Rede Sol e da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli Barreiro), a situação de ameaças aos galpões deve ser enfrentada num trabalho conjunto com os parceiros. Sendo um bem público, “precisamos colocar este problema na mesa do prefeito, envolver o  Ministério Público (M.P.),divulgar na mídia e todos os espaços que pudermos para termos mais segurança e continuidade dos trabalhos”, desabafa a coordenadora. Ela lista que que os problemas estão localizados nas regiões Leste, Pampulha, Barreiro e Venda Nova.

Comprometendo-se e sinalizando a intenção de atuação ampliada, a promotora a promotora Cláudia Amaral da Promotoria de Direitos Humanos explica que o MP já iniciou a verificação das condições de segurança, trabalho e higiene nos galpões e nos depósitos para que o catador esteja protegido.  Questionada sobre a necessidade de um chamado “cinturão” de proteção nos galpões, onde fatos recentes dão conta de ameaças e agressões nos empreendimentos, a promotora defende que a solução passa pela participação e comprometimento da coordenação dos galpões, dos secretários das regionais, das redes de órgãos públicos e de parceiros e o do envolvimento direto da guarda municipal.

Para Aurora Pederzolli, diretora da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a segurança nos galpões é desafio a ser debatido por todos os integrantes do Fórum.  “A SLU tem o entendimento de que ela é corresponsável”, comenta.  Pederzolli ilustra que a guarda municipal de BH tem estudos para a garantia da infraestrutura de segurança. Porém, ela destaca que não existe dotação orçamentária do município para este investimento. “O que estamos fazendo é buscar dentro da estrutura existente da PBH formas de minimizar o problema como iluminação, guarita e questões específicas para a vigilância”, explica.  Outro ponto apontado pela diretora da SLU é a participação da comunidade. “Precisamos envolver os vizinhos e os catadores na conscientização para preservar os espaços públicos da coleta seletiva”, acrescenta.

PARTICIPE DO FÓRUM

Aberto aos interessados, as entidades parceiras governamentais e não governamentais (ONGs) e as organizações atuantes nas questões socioambientais; o Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC) é um espaço público com o objetivo de refletir, debater e apontar ações para as questões relacionadas à gestão de resíduos e meio ambiente.

A próxima reunião do FLMC é dia 17 de abril, às 08 h 30 min, no Auditório da SLU, à Rua Tenente Garro, 118 – 3º andar – Bairro Santa Efigênia. Informações: (31) 3295.7270  Insea e  (31) 3277-9343 (S.L.U.)

 

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea.

Créditos foto: Antônio Coquito

 

 

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA