insea-expocatador-2015
novembro 20, 2015 Nenhum Comentário

Expocatadores 2015

Posted by:Márcio Martins

Acontece em São Paulo entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro a 6ª edição da Expo Catadores, o maior evento sócio ambiental do Brasil. Catadores de todo o país, e também de outras nações, participam do encontro que acontece no Centro de Exposição de Anhembi. O objetivo central do evento é discutir a gestão de resíduos sólidos e o papel de cada agente, incluindo governo, indústria, cooperativas, empresas, serviços e terceiro setor.

Catadores da Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidaria (Cataunidos) estão animados para participar de mais uma edição da Exposição. A Coordenadora Geral da Cataunidos, Madalena Duarte, acredita que o encontro, que já faz parte da agenda dos catadores, é importante para a troca de experiência e interação entre os catadores, o poder público e os demais envolvidos no tema dos resíduos sólidos. “É um momento de aprendizado para nós catadores. É possível conhecer as novas tecnologias que são apresentadas pelas empresas do setor. E também um momento em que temos a oportunidade de falar diretamente com a Presidenta, possibilitando melhorar as políticas públicas que são voltadas para os catadores”, disse Madalena.

Também estão presentes na Expocatadores 2015 representantes da Cooperativa de Trabalho da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reunes). A catadora mobilizadora da Reunes, Josimeire de Jesus, participou da edição anterior e destaca a importância dos assuntos que são tratados durante o encontro. “Achei muito importante a fala do MNCR sobre o catador de materiais recicláveis ficar isento do pagamento do INSS, pois isso ainda fica muito pesado pra nós catadores”, ressalta Josimeire. “Para esse ano espero alguma novidade a respeito desse assunto”, completou.

Dentre os principais temas previstos para a Expo Catadores 2015 estão: Os Desafios do Brasil no século XXI; Recicladores Incidem na América Latina; Política Nacional de Resíduos Sólidos – Responsabilidade compartilhada e a união entre empresas e catadores; A Reciclagem Popular e a Gestão de Resíduos no Brasil; O Cataforte III e o Protagonismo da Juventude Catadora; A Luta pela Efetivação dos Direitos dos Catadores; dentre outros temas. Clique aqui e confira a programação completa.

A 5ª edição da Expo Catadores, que aconteceu em 2014, foi um sucesso. Reuniu em três dias de evento mais de 6 mil visitantes e profissionais do setor de reciclagem, tecnologia ambiental, serviços, terceiro setor e poder público. A expectativa é que esse ano o público seja ainda maior e que os resultados provenientes dos encontros promovidos no evento também sejam ainda mais relevantes.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA