20180411_094715
abril 12, 2018 Nenhum Comentário

ENCONTRO DISCUTE CONTRIBUIÇÃO PARA NOVAS METODOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS DE CATADORES

Técnicos  da equipe Insea estiveram reunidos, ontem (11),  com objetivo discutir a atualização de metodologias, as linhas de ações e os instrumentos para o fortalecimento do trabalho dos catadores de materiais recicláveis. O encontro, que aconteceu na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), visitou e revisitou as práticas, propostas e conteúdos programáticos, fazendo um resgate dos materiais e instrumentos já produzidos.  A proposta de ação se une ao Ciclo do Conhecimento, um das linhas de ação do Projeto Ciclos- Parque da Reciclagem Popular, em fase de estruturação  na cidade de Esmeraldas (MG).

“Qual o chão que estamos pisando hoje? O que fica para os catadores?  O que percebemos necessário atualizar? ”.   Guilherme Fonseca, diretor Insea e coordenador do Projeto Novo Ciclo, trouxe nestas provocações,  a ideia de pensarmos  formas novas do nosso fazer num cenário complexo e desafiador. O diretor destaca que a atividade pretende pensar processos de capacitação, qualificação e estudos junto aos catadores.  “A formação de lideranças  empodera e qualifica a atuação dos catadores”, pontuou Guilherme.

A atividade, mediada por Jacqueline Rutkovisk, engenheira  e membro do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), aprofundou  as análises e discussões sobre os materiais didáticos pedagógicos.  As contribuições dos participantes vão nortear as novas produções para o grupo de trabalho, que serão validados em oficinas com as redes de catadores.

Matéria produzida por Antônio Coquito,  jornalista e assessor de comunicação INSEA
Fotos: Antônio Coquito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA