Arte Coopesol RLZST 2
julho 11, 2019 Nenhum Comentário

Ecossistema Lixo Zero é reconhecido no Cê Fraga

Premiação será feita nessa sexta-feira, na Câmara Municipal de BH

Com alegria compartilhamos a notícia de que um projeto da Rede Lixo Zero Arte Coopesol RLZST 2Santa Tereza foi contemplado na 2ª edição do Cê Fraga, chamada pública da Gabinetona que busca reconhecer e cartografar ações sociais e culturais da cidade. Foram 370 indicações recebidas, que apresentaram 198 iniciativas realizadas em BH. Uma delas é o “Ecossistema Lixo Zero”, que foi contemplado entre outras 14 iniciativas para receber uma doação de R$ 5 mil para impulsionar as ações onde atuam.

O reconhecimento será feita no Ato-Celebração Cultura Viva Pelo Bem-Viver​, nessa sexta-feira, 12 de julho, às 19 horas, na Câmara Municipal de BH (Av. dos Andradas, 3100), em que será protocolado o Projeto de Lei Cultura Viva. Convidamos todas e todos para participarem e celebrarem conosco essa conquista, que será compartilhada com o bairro Santa Tereza e com a cidade!

O projeto

O Ecossistema Lixo Zero nasceu em 2017, no bairro Santa Tereza, e desenvolve ações para o aproveitamento integral dos resíduos sólidos urbanos através da integração entre a reciclagem popular e a agroecologia urbana no território. “Chamamos de Ecossistema Lixo Zero a integração entre os dois principais operadores da Rede Lixo Zero Santa Tereza, que são: a COOPESOL Leste, cooperativa de catadores de materiais recicláveis com sede no bairro Granja de Freitas, que executa a coleta seletiva solidária em 11 ruas e dois condomínios do bairro; e o Spiralixo, projeto do coletivo Roots Ativa, que tem sede no Aglomerado da Serra e em Santa Tereza opera o programa Vida Composta, de coleta e tratamento de resíduos orgânicos”, explica Marcelo Souza, um dos mobilizadores da iniciativa.

Sobre o “Cê Fraga?”

Ce fraga

A premiação nasceu de um dos compromissos das parlamentares do PSOL-MG eleitas pela movimentação Muitas com a desconstrução de privilégios – entre eles, os altos salários que separam políticos da maioria da população. Desde o início da Gabinetona na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em 2017, as vereadoras Cida Falabella e Áurea Carolina (hoje deputada federal) reservam parte de seus subsídios mensais para a criação de mecanismos de reconhecimento a iniciativas sociais e culturais em Belo Horizonte. Em 2018, isso deu origem ao Cê Fraga?, uma chamada pública aberta à cidade, em que foram apresentados 313 projetos com potencial de colaboração, ações que movem estruturas e tornam a vida “vivível”. Agora, nesta segunda edição, o desejo é seguir fomentando redes de resistência sociais e culturais e trocas de experiências entre as lutas de BH, reconhecendo o seu poder de transformação social.

Para colaborar com a análise das indicações, nessa edição a Gabinetona convidou seis parceiras: Cida Reis, Winy Mangabeira, Priscila Tomas, Gabriel Moura, Gordaum UAISS e Vivian Tofanelli – artistas, arte-educadoras, historiadoras, produtoras e fazedoras de cultura comprometidas com o fortalecimento das lutas da cidade. Junto a equipe da Gabinetona, os convidados compartilharam suas impressões e afetos para ajudar a definir as 15 iniciativas que receberão doações em recursos financeiros.

“Na cultura viva e pulsante de Beagá, encontramos novamente práticas emancipatórias espalhadas por todas as regionais. Gente que pega e faz, que está começando ou já está no corre há tempos. Iniciativas tantas vezes invisibilizadas, mas cujo protagonismo periférico transborda fronteiras físicas e simbólicas, com enorme potencial de criar redes. Sob essas lentes de observação cuidadosa, o grupo de colaboradoras chegou ao final da difícil tarefa de sugerir à Gabinetona, a partir desse universo tão rico e diverso, iniciativas para as quais acreditamos que a modesta doação de 5 mil reais pode fazer diferença”, descreve o Cê Fraga.

Confira quais são as 15 iniciativas reconhecidas na 2ª edição do Cê Fraga aqui: Lista de iniciativas

Agende e participe:

Ato-celebração > cultura viva pelo bem-viver
Dia e horário: sexta-feira, 12 de julho, às 19 horas
Local: Câmara Municipal de BH (Av. dos Andradas, 3100, Santa Efigênia).

 

Logo-Rede-Lixo-Zero-colorSaiba mais sobre a Rede Lixo Zero Santa Tereza:

Coleta seletiva porta a porta em Santa Tereza

Santa Tereza é Lixo Zero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA