CURSO “GESTÃO DE SISTEMAS DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA”

O Brasil vive um novo contexto em torno da regulamentação e criação de modelos de gestão de resíduos sólidos urbanos que busca criar soluções técnicas para um dos maiores problemas ambientais das cidades: a disposição inadequada de lixo gerado diariamente. Entre os desafios, está a inclusão de milhares de catadores de materiais recicláveis que vivem da atividade profissional de catação e a viabilização de negócios a partir da cadeia de valores e serviços que a reciclagem promove.

Como construir novos modelos que atendem a legislação em vigor criando soluções inovadoras, gerando novos postos de trabalho nas cidades e empresas?

Como aproveitar o imenso potencial de recursos econômicos, ambientais e sociais que a reciclagem gera?

Como mobilizar a população para um engajamento em ações ambientais e educativas? Como usar plataformas de monitoramento dos indicadores desta cadeia de serviços?

Quais são os temas mais relevantes para uma gestão moderna dos resíduos que atendam aos objetivos sustentáveis do desenvolvimento?

O curso em formato de EaD (Educação a Distância) aborda os diversos aspectos da gestão de resíduos sólidos urbanos, promovendo a reciclagem inclusiva e a economia solidária a partir de conhecimentos técnicos e metodologias de implantação de programas de coleta seletiva municipal com inclusão de catadores de materiais recicláveis. No decorrer do trajeto formativo, os alunos poderão interagir com diversos especialistas da área, conhecer experiências que estão mudando as cidades, discutir possibilidades de geração de trabalho e renda a partir dos resíduos e, ao final, estarão capacitados para elaborar um Plano Municipal de Coleta Seletiva Solidária.

Uma formação direcionada a técnicos das prefeituras, ONG’s, empresas e atores que tenham interesse pela temática dos resíduos sólidos. O curso é certificado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, uma das principais universidades do Brasil. Trata-se de uma rica oportunidade de criar novas oportunidades de atuação profissional nos municípios, empresas, consórcios e comunidades e de contribuir nesta grande agenda global em favor do meio ambiente, do ser humano e da vida.

conteudo aulas-01

DURAÇÃO DO CURSO: 09 meses
CARGA HORÁRIA: 220 horas-aula
Previsão de início das aula:  02 de Outubro de 2017
(As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de Setembro)

 

Quais são as atividades previstas

Serão ao todo 14 atividades ao longo do curso. Elas envolvem tarefas e os fóruns temáticos. Além disso, estão previstas atividades de elaboração de projeto de coleta seletiva e aprovação final. As atividades deverão ser inseridas na plataforma, nos links disponíveis para cada uma e nos tempos predeterminados pela coordenação do curso.

O fórum temático:

O fórum temático é um espaço a ser utilizado para postar a resposta a um tema gerador a partir do conteúdo do módulo, para verificação a aprendizagem. Esta atividade possui prazo determinado em cada módulo, divulgado no próprio link da atividade.

A tarefa:

A tarefa se constitui de uma questão aberta, elaborada a partir do conteúdo visto no módulo. Esta atividade também possui prazo determinado em cada módulo, divulgado no próprio link
da atividade. A tarefa é um instrumento importante para a confecção do trabalho final, considerando que cada uma delas será a base para a construção do projeto de coleta seletiva.

Projeto de coleta seletiva

O conteúdo destas atividades será construído ao longo do curso e poderão ser realizados em dupla quando os alunos forem do mesmo município. Na plataforma, constarão de modelos e instruções para a elaboração das duas modalidades. O tutor é o responsável pela orientação para a elaboração dos mesmos.

CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS PROFESSORES

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

Seu nome

Seu CPF

 masculino feminino

Seu e-mail

Telefone para contato com DDD

Sua cidade / estado

Fale um pouco Sobre Você

Todos os campos são obrigatórios

professores

ENTIDADES EXECUTORAS

O instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável

O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA – é uma entidade de caráter técnico de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituído em 2001, com sede em Belo Horizonte – MG. Com uma metodologia inovadora e atuação em diversos municípios, a entidade conta com uma equipe que reúne profissionais das mais diversas áreas, com ações voltadas para a assessoria técnica e consultoria na implantação de sistemas de gestão de coleta seletiva solidária, cooperativismo, negócios inclusivos, estudos e pesquisas, entre outros, tendo como público prioritário os catadores de materiais recicláveis e a população em situação de rua. A entidade vem desenvolvendo seu trabalho em parceria junto a grupos comunitários, iniciativa privada, ONGs e à Administração Pública na criação e no desenvolvimento de modelos de gestão ambiental.

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) é um movimento social criado em 2001 como organização dos catadores e catadoras de materiais recicláveis do Brasil, buscando a valorização e reconhecimento da categoria como trabalhadores urbanos a partir das associações e cooperativas. O MNCR defende a prática da ação direta popular, que é a participação efetiva do trabalhador em tudo que envolve sua vida, algo que rompe com a indiferença em relação à categoria e abre caminho para a transformação na construção de uma sociedade mais justa e solidária. O MNCR luta pela autogestão do trabalho a partir da reciclagem popular na cadeia produtiva de reciclagem, garantindo o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente e as cidades.

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Alternativas em Economia Solidária da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Alternativas em Economia Solidária da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG está ligado ao departamento de engenharia da produção. Há vários anos professores, alunos, bolsistas e estagiários acompanham as atividades dos catadores e promovem diversos estudos que buscam promover a eficiência do trabalho das associações e cooperativas, a constituição de modelos e estruturas adequadas para a coleta, triagem, processamento e comercialização dos recicláveis.

APOIO INSTITUCIONAL

D

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA