Visita DKA no INSEA (2)
novembro 13, 2019 Nenhum Comentário

Delegação da Áustria visita Minas Gerais

INSEA recepciona DKA Áustria, agência católica de cooperação internacional, em visita ao Brasil

Acolhida dos visitantes na sede do INSEA, com as bençãos de Dom Werner. Foto: Gilberto Chagas

Acolhida dos visitantes na sede do INSEA, com bençãos de Dom Werner. Foto: Gilberto Chagas.

Entre os dias 12 a 20 de novembro, o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA recebe uma delegação da Áustria, que vem a Minas Gerais, composta pelo Bispo de referência pela cooperação internacional junto a Conferência Episcopal Áustrica, Dom Werner Freistetter, bispo militar e administrador diocesano da Diocese de Gurk Klagenfurt; junto com Till Shonwalder, que atua na sua assessoria de comunicação, bem como de Jakob Wieser, diretor da DKA, Marieta e Angela Kemper, responsáveis de projetos da cooperação  Brasil-DKA Áustria.

Pela primeira vez no Brasil, o grupo escolheu visitar Minas Gerais para conhecer os impactos provocados pela mineração junto à população, prestar solidariedade à Igreja de Belo Horizonte e de Mariana e conhecer as respostas de enfrentamento a esta problemática por parte da igreja e da sociedade. Na oportunidade, querem conhecer a realidade dos grupos mais vulneráveis e pensar estratégias de fortalecimento das relações de cooperação e diálogo, com incidência no âmbito internacional.

Visitantes juntos às catadoras e catadores da Coopesol Leste, em Belo Horizonte. Foto: Brígida Alvim - INSEA.

Visitantes com catadoras e catadores da Coopesol Leste, Belo Horizonte. Foto: Brígida Alvim.

A agenda da delegação austríaca em Minas Gerais começou no dia 12/11, terça-feira, com a acolhida do grupo para recepção e boas vindas, na sede do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA. Já na manhã de quarta-feira, 13/11, o grupo fez visita à coperativa de catadores de materiais recicláveis Coopesol Leste, no bairro Granja de Freitas, com passagem pelo bairro Taquaril, na regional Leste de Belo Horizonte.

Nos próximos dias, as atividades da delegação junto ao INSEA incluem participação no Workshop “Construindo Alianças e Estratégias frente aos Impactos da Mineração”, na PUC Minas; no 4º Fórum de Gestao Pública de Resíduos Sólidos, na UFOP;  visita a comunidades atingidas por rompimento de barragens de rejeitos de mineração, em Brumadinho e Mariana.

A DKA é hoje um dos principais  parceiros do INSEA, apoiando o projeto do CICLOS –  Centro de produção de conhecimentos e soluções ambientais sustentáveis para a cidade e para o campo, e das ações de incidência contra o modelo de mineração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA