20170915_092139
setembro 25, 2017 Nenhum Comentário

CURSO CONTRIBUI PARA AVANÇOS DOS EMPREENDIMENTOS DE CATADORES DO TRIÂNGULO MINEIRO

Uberlândia (Triangulo Mineiro) sediou, de 15 a 17 de setembro, o Curso para Lideranças de Associações e Cooperativas. O encontro possibilitou a aproximação dos catadores de materiais recicláveis com as temáticas de concepção e elaboração de projetos,  captação de recursos, gestão orçamentárias e ações estratégicas de comunicação e marketing para promoção da coleta seletiva e valorização do trabalho dos catadores. Realizado na sede da  Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUBE), o evento teve o patrocínio da Fundação Alphaville e o apoio da ACIUBE, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do INSEA.  Toda a programação, palestras e atividades este sob responsabilidade do INSEA.

PROJETOS PRÓXIMOS DA REALIDADE

Atuar de forma mais efetiva, contribuir na realização de sonhos, ampliando a compreensão e o empoderamento dos catadores . André Luís da Conceição Alves,  membro da diretoria da  Cooperativa Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Líquidos(COOPERU) de Uberaba,  analisa que “o encontro  descomplica os temas ligados a projetos, captação de recursos e comunicação e marketing, contribuindo  para que os catadores sejam protagonistas de suas ações, evitando oportunistas e aproveitadores.” Outro ponto destacado por André é que “os catadores passam a ter autonomia para o diálogo e participação dos outros cooperados , produzindo projetos   mais próximos das suas realidade”.  No que se refere a comunicação e marketing, André vê inúmeras oportunidades. “ Saímos da condição de estar de olhos fechados (não perceber) para ver melhor o que e como fazer nas propostas de mobilização com a sociedade.” André afirma de forma taxativa “temos que planejar colocar em prática tudo o que aprendemos”.

ABRIR PORTAS

“O encontro  de qualificação  representa  possibilidades de abrir portas, aproximarmos e integramos mais com a sociedade,  empresas e governos”,  constata  Alessandro Pereira  da Associação dos Catadores e Recicladores de Uberlândia  (ACRU).   No que diz respeito ao reconhecimento da coleta seletiva e  o trabalho dos catadores, Alessandro   analisa que, com a Politica Municipal de Resíduos Sólidos, vigente em Uberlândia, “ os empreendimentos deverão ter uma ação planejada de comunicação e marketing , de  forma  mais claros e produtivos com a população como um todo.”  O presidente da ACRU sintetiza “ o curso e as mudanças na cidade estão  acontecendo no momento certo e na hora certa.”

AMPLIAR  PARCERIAS

Para Lucinda Alves Farina dos Santos,  membro da Diretoria da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Bairro Taiamã de Uberlândia (ASSOTAIAMÃ ), o curso “ traz caminhos para novas conquistas”. O que ela  comenta,  a capacitação “abre um leque de expectativas e faz com que  seja possível sonhe ainda mais com as possibilidades de melhor estrutura e renda para os catadores.”  Atenta às parcerias, que promovam o reconhecimento do trabalho prestado, Lucinda  sinaliza “teremos mais forças na procura por empresas e governos . Assim, vamos pleitear o que é nosso direito e, como consequência, nos fortalecermos como associação e/ou cooperativas,”  afirma.

 

APRENDIZADO PARA MELHORIAS

Leônidas Souza Filho, presidente da  Associação dos Recicladores Boa Esperança (ARBE) de Uberlândia  considera que  o curso foi de intenso aprendizado. “ Aprendemos muito e isto vai trazer melhorias para nossas associações e cooperativas , ressalta.   Para ele, há um sentimento de maior propriedade do assunto. “Sentimos capazes de formatar os projetos,  fazer a captação dos recursos e melhorar nossas comunicação e informação com a sociedade”,  esclarece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA