Evento celebra o Dia da Natureza suscitando demandas para o desenvolvimento sustentável.
setembro 26, 2019 Nenhum Comentário

Conexões e tendências para a sustentabilidade

Caminhos e desafios da sustentabilidade serão discutidos em evento realizado pelo ORIS, no dia 3/10

Evento celebra o Dia da Natureza suscitando demandas para o desenvolvimento sustentável.

Evento celebra o Dia da Natureza suscitando demandas para o desenvolvimento sustentável.

Em comemoração ao Dia da Natureza, celebrado em 4  de outubro, o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária – ORIS realizará o debate Conexões para a sustentabilidade, cujo tema desta edição é Tendências da sustentabilidade. O encontro será na próxima quinta-feira, 03/10, às 19h30, no Museu das Minas e do Metal MM Gerdau, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Atualmente, fala-se muito sobre sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável em diversos setores de nossa sociedade. Os padrões de consumo e o esgotamento das reservas naturais, as mudanças climáticas e a poluição das águas e dos oceanos, entre outros, colocam em debate que modelo de desenvolvimento estamos construindo. O caminho seguido pela economia até o momento foi extrair, produzir, vender, utilizar e descartar, sem se preocupar com a natureza e com as futuras gerações, como se os recursos naturais não tivessem fim. Este novo desafio impõe a necessidade de construção de uma agenda global, encabeçada pela ONU como AGENDA 2030 com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Afinal, estamos construindo cidades sustentáveis? Quais as tendências e experiências que demonstram que estamos em uma nova rota de sustentabilidade? Quais os bons exemplos que temos na capital Belo Horizonte? Como avançar nesta agenda? Quais as oportunidades de negócios e de novos modelos inovadores, colaborativos? Como os cidadãos podem engajar numa nova perspectiva econômica?

Em junho, o evento marcou o Dia do Meio Ambiente, com debate e a música do Boi do Além

Em junho, o evento marcou o Dia do Meio Ambiente, com debate e a música do Boi do Além.

Em formato de bate-papo, os convidados irão expor e debater com a platéia sobre as tendências de sustentabilidade, suscitando a reflexão para as formas de consumo e a necessidade cada vez mais urgente de conscientização e mudanças de paradigmas para proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. São convidados dessa edição: o arquiteto e mestre em urbanismo, pesquisador do tema da sustentabilidade e educador, Eduardo Memória, que atua na elaboração do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Territorial de Belo Horizonte; a bióloga, especialista no tema da reciclagem inclusiva, mobilizadora da Rede Lixo Zero Santa Tereza e gestora do HUB LIXO ZERO, Lívia Cristine Ferreira; a assistente social e especialista em políticas públicas, atual sub-secretaria de segurança alimentar e nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte, Darklane Rodrigues; e a curadora, designer e produtora de conteúdos e experiências, Nanda Miranda.

Para deixar o ambiente leve e descontraído, o debate contará com a participação do grupo Faca Amolada, que desenvolve a aproximação do público com a música e cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e os próprios espaços. O evento é voltado para professores, estudantes, líderes comunitários e de organizações sociais, pesquisadores, empreendedores, catadores de materiais recicláveis e a sociedade em geral. O acesso é livre e gratuito.

Sinergia musical

Faca Amolada, foto de Orlando Bento / Divulgação

Faca Amolada, foto de Orlando Bento / Divulgação

Com 10 anos de criação, o projeto Faca Amolada tem a missão de difundir a música que toca alma. Signo do amor de pai para filha – tem Isadora Rocha como vocalista, que traz uma elevadíssima expertise musical – instrumentista de tambores, ukulele e castanholas, e dona de uma identidade vocal primorosa. Chico Bread apresenta suas próprias canções que transportam as vivências de um poeta, escritor, filósofo da vida, artesão, pintor e desenhista. A música do Faca Amolada é literalmente circulante – pelas ruas das cidades, pelos cenários mineiros, montanhas, vales, rios e mares.

Faca Amolada tem uma forte música autoral e proporciona uma experiência marcante com as legitimidades da música brasileira, do regional ao popular e as inter-relações com os universos do jazz, blues, pop e rock. Um som de qualidade primorosa e contagiante!

Sobre o realizador

ORISO Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária – ORIS – é um espaço de produção e gestão do conhecimento para promoção da reciclagem inclusiva e difusão de soluções técnicas para o problema do lixo urbano. O ORIS procura integrar os conhecimentos acadêmicos, com o saber técnico e prático para gerar novos conhecimentos. Criado em 2012 em BH, é hoje uma rede formada pelas seguintes organizações: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS, Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA, WIEGO Internacional, Movimento Nossa BH, Associação nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – ANCAT e o Instituto Sustentar. O ORIS realiza diversas atividades anuais desde seminários, ciclos de estudos, pesquisas, intercâmbios e assessoria as organizações de catadores do Brasil.

Serviço

Evento: Conexões para a Sustentabilidade – Tendências da Sustentabilidade
Dia:
3 de outubro, quinta-feira
Horário: 19:30 às 21:30
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, prédio rosa, Belo Horizonte – MG
Entrada franca, acesso livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA