setembro 6, 2013 Nenhum Comentário

NEPOMUCENO : COLETA SELETIVA FORTALECE TRABALHO DOS CATADORES

O dia 11 de setembro abre novos horizontes para a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Nepomuceno (Reciclanep). Esta é a expectativa de Cinthia Prazeres Barba, presidente da Cooperativa, no lançamento da Campanha pela Coleta Seletiva no município. O otimismo de Cinthia vem carregado pela efetivação da parceria com a Prefeitura e com a mobilização da comunidade local em prol da coleta seletiva. “O poder público está apoiando na reestruturação da nossa entidade, no fim do lixão na cidade e na sensibilização da população em favor da reciclagem”, comemora a presidente da ReciclaNep.

Com ampla programação artístico-cultural e ambiental, o lançamento da Campanha pela Coleta Seletiva acontece no dia 11, às 13 horas, na Praça Padre José. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação, Saúde e da Procuradoria Geral com Reciclanep, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), através do Projeto Novo Ciclo e com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Informações sobre a Campanha pela Coleta Seletiva pode ser obtidas no fone: (35) 3861.3815

PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO
O envolvimento da sociedade garantirá os bons resultados da campanha que em favor da coleta seletiva e, consequentemente, da reciclagem dos resíduos. O procurador geral do município Luís Alberto Cortes analisa que a cidade viverá um tempo de maior consciência no cuidado com o meio ambiente. “A mobilização no município vai sensibilizar cada cidadão nepomucenense, numa contribuição efetiva para o compromisso com a qualidade de vida no planeta”, destaca Luís Cortes.

A separação dos resíduos gera benefícios para todos. A presidente da Reciclanep acredita que o envolvimento da população vai potencializar os benefícios dos resíduos e os trabalhos da Cooperativa. “A conscientização da reciclagem está ligada à valorização do nosso trabalho, na contribuição direta para a não degradação do meio ambiente”, comenta. A Campanha sinaliza o envolvimento de todos para o bem coletivo. “O mobilização vai nos colocar mais perto da comunidade”, enfatiza Cinthia.

IMPORTÂNCIA DO CATADOR
Compreender o catador como cidadão e o seu trabalho como importante para o meio ambiente. A presidente da Reciclanep acredita que a campanha, em parceria com a prefeitura inaugura “nova página” do trabalho dos catadores na cidade. “Para a população, ainda somos catadores de lixo, quase nos confundem com o próprio lixo”, explica Cinthia. Para ela, com campanha, inicia-se o trabalho efetivo da cooperativa e do reconhecimento e da valorização dos catadores. “Somos 20 (vinte) trabalhadores e queremos acolher outros que queiram ser cooperados conosco”, deseja Cinthia.

“Temos consciência da importância dos catadores na implantação da coleta seletiva na cidade” admite o procurador municipal. A ação da Reciclanep é reconhecida pelo poder público como fundamental para o desenvolvimento socioambiental. “Procuramos equipar a cooperativa com instrumental necessário, cedemos um caminhão para a coleta; bem como, uma grande área para o processamento dos materiais reutilizáveis”, destaca Luís Cortes, como compromisso da gestão municipal para a garantia dos bons trabalhos na gestão dos resíduos e inclusão dos socioprodutiva dos catadores. Citando a Política Nacional de Resíduos (PNRS) – Lei Federal 12.305/2010, que prevê o fim dos lixões, o procurador afirmou “estamos cientes e queremos garantir a implantação das leis ambientais”. Admitindo a postura participativa da prefeitura de Nepomuceno, ele destacou “estaremos juntos com o Insea na implantação da Rede de Catadores do Sul”.

AGENDA DA COLETA SELETIVA EM NEPOMUCENO:
Segundas, quartas e sextas-feiras:
A partir das 07 h: Jardim
Colina, Novo Horizonte, Vila Bernardo, Enseada, Jardim de Maria, Marciolândia, Santo Antônio e Vila Rio Grande.
A partir das 13 h: Alto do Cruzeiro, Procon, Vila Japonesa, Vila Josefina, Pedroso, Vila Mariana, Vila São Geraldo, Vista Verde e Lagoinha.

Terças e quintas-feiras:
A partir das 7 h: São Francisco, Cohab, Padre Vitor, Salgado Filho, Vila Esméria, Vila Esperrança, Vila Ester e Vila Leolita.
A partir das 13 h:
Ana Natalina, Central Park, Vila Ferreira, Serra Negra e Vila Narzira.

CENTRO DA CIDADE: Todos os dias, a partir das 09h.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO DA COLETA SELETIVA EM NEPOMUCENO
DIA: 11 de setembro
Horário: 13 horas
Local: Praça Padre José
Informações: (35) ) 3861.3815

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA