insea-seminario-espirito_santo
junho 29, 2015 Nenhum Comentário

Coleta Seletiva é tema de seminário no Espírito Santo

Cerca de 90 pessoas, dentre catadores, técnicos de prefeituras e membros de ONG’s, participaram no último dia 25/06 do seminário “Desafios da Coleta seletiva no Espírito Santo”. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de São Mateus e tratou da importância de fortalecer o processo de coleta seletiva com a inclusão dos catadores nos municípios do Estado do Espírito Santo.

Durante o encontro foram trados temos como: gestão integrada dos resíduos sólidos e os municípios brasileiros; apresentação da pesquisa sobre inclusão dos catadores na gestão do resíduo orgânico; mobilização social e educação ambiental, como estratégias de participação popular na coleta seletiva; plano de coleta seletiva, para prestação de serviços pelos catadores; galpões de trabalho dos catadores, eficiência e qualidade de vida em um mesmo lugar; e, coleta seletiva com participação e inclusão social.

O tema Coleta Seletiva com participação e inclusão social foi apresentado pelo Biólogo da Secretaria de Meio Ambiente de Linhares/ES, Luciano Cabral. A experiência vivida no município de Linhares vem sendo um dos exemplos para as demais cidades do Estado, levando em consideração a qualidade do material e os diversos pontos de entrega voluntária espalhados em toda a cidade de Linhares. A coleta seletiva acontece no município há pouco mais de um ano e meio. O Biólogo apresentou para os participantes uma matéria produzida pela TV Gazeta que mostra um pouco do trabalho dos catadores da Associação de Catadores de Linhares – ACARLI. (clique aqui e veja o vídeo)

A participação do público presente se deu através do debate, que ocorreu após a apresentação das exposições, que foi mediado pela coordenadora do Projeto “REUNES 2013-2015 – Constituição e Fortalecimento do Trabalho em Rede”, Marislene Nogueira. Os participantes entraram em acordo pela proposta da formação de um grupo para continuidade dos debates em torno do tema, podendo levar à formação de um fórum regional.

Dessa forma, fica o entendimento de que o resultado final foi alcançado ao promover a discussão sobre a urgência da coleta seletiva considerando que é possível ultrapassar os desafios da implantação com a construção de planos eficientes e apoio da sociedade no seu todo: Poder Público, Empresas, Organizações Sociais e munícipes informados.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA