Coleta Seletiva BH (2)
novembro 8, 2020 Nenhum Comentário

Coleta Seletiva é retomada em Belo Horizonte

Serviço volta na segunda-feira, 9/11. Saiba como proteger os catadores

Coleta Seletiva BH (3)Após 7 meses de paralização, devido aos riscos de contaminação por corona vírus, o serviço de coleta seletiva da capital, realizado através de contrato entre a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e 06 empreendimentos de catadores em BH, será retomado na próxima segunda-feira, dia 9/11, nos 45 bairros atualmente atendidos pela Prefeitura. O recolhimento porta a porta ocorrerá a partir das 8h da manhã. 

Prevenção – Por ainda estarmos em pandemia, a grande preocupação do município e dos empreendimentos de catadores é evitar a contaminação dos trabalhadores através do contato com materiais recicláveis contaminados, tais como papeis, papelão, plásticos, vidros, metais. O risco está tanto na coleta quanto no trabalho feito nos galpões de triagem, em que os materiais são separados manualmente, podendo aumentar o risco de contaminação dos catadores.

O apoio da população é fundamental para garantir aos catadores o retorno à atividade com segurança! 

DICAS IMPORTANTES:

– Higienizar os resíduos antes de descartá-los para a coleta seletiva;
– Se possível, deixe os materiais recicláveis guardados por uma semana, em local seguro, como forma de ampliar a segurança em caso de materiais contaminados.
– Não descarte máscaras, luvas, materiais infectantes e de saúde junto com os resíduos.
– Lave bem as mãos e use álcool 70%.
– Nos Pontos Verdes da Prefeitura, há um coletor exclusivo para vidro e outro para papel, metal e plástico. Use-os corretamente;
– Preserve os equipamentos da coleta seletiva instalados pela cidade;
– Nunca misture o lixo domiciliar ao reciclável;
– Não coloque resíduos orgânicos e os não recicláveis próximos ao coletor;
– Ponha o lixo comum na calçada de sua residência ou de seu comércio, bem-lacrado, somente nos dias e horários de recolhimento;
– Descarte os resíduos recicláveis somente dentro do equipamento coletor;
– Não jogue entulho no Ponto Verde. Móveis velhos, restos de obras, pneus, poda e outros resíduos volumosos não tóxicos devem ser levados para uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV). Veja os endereços aqui.

Coleta Seletiva BH (7)

Relevância socioambiental

A coleta seletiva, além de contribuir para o meio ambiente dando destinação adequada para os resíduos recicláveis, gera trabalho e renda para mais de 230 catadores e catadoras incluídos na prestação de serviços.

Contribua, separe seus recicláveis e divulgue que a coleta seletiva de Belo Horizonte voltou!

 

Texto: Júlia Tunes e Brígida Alvim
Fotos: Júlia Tunes e Diogo Tunes

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA