junho 10, 2013 Nenhum Comentário

COLETA SELETIVA DE ITAÚNA: DESTAQUE NO DIA DO MEIO AMBIENTE EM BRASÍLIA

Itaúna é destaque no dia do Meio Ambiente em Brasília

Coleta seletiva e inclusão social são os pontos altos da palestra do Prefeito no Palácio do Planalto

O Prefeito Osmando Pereira da Silva (foto) apresentou no Palácio do Planalto, em Brasília, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o modelo de gestão de resíduos sólidos de Itaúna. Devido aos resultados positivos obtidos na Coleta Seletiva na cidade, Itaúna foi o único município no Brasil convidado para apresentar a experiência para representantes de 27 Estados, além do Distrito Federal.

O Seminário “Reciclando Práticas e Transformando Vidas” teve a presença, dentre outros, do Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, do Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, do representante do Movimento Nacional dos Catadores, Roberto Laureano Rocha e do Secretário Executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Diogo de Sant’Anna.
A palestra aconteceu para representantes de 27 Estados Brasileiros e foram apresentados o modelo da coleta e destinação do lixo em Itaúna, a separação em Secos e Molhados e a inclusão social que acontece por meio da Coopert e seus 86 cooperados além dos benefícios ao meio ambiente.
 Números exemplares

 

Desde janeiro, quando a prefeitura retomou a coleta seletiva em Itaúna, a cidade apresenta índice de aproveitamento do lixo seco comparáveis com o de países europeus onde a seleção é rigorosa. Atualmente são coletadas 1.700 toneladas de resíduos mensalmente em Itaúna. Deste total, 400 toneladas (23,52%) são de resíduos recicláveis. Do total de resíduos recicláveis (lixo seco), 70% são selecionados e comercializados pela Coopert. Ao mês são 280 toneladas que deixam de ir para o Aterro Sanitário, o que corresponde a 17% do total de resíduos coletados. No Brasil, o índice de comercialização dos resíduos recicláveis é de 1,43%. Em Paris, na França, este índice é de 9%.
Além do benefício ao meio ambiente, a coleta seletiva permite também a inclusão social de várias famílias por meio da geração de trabalho e renda. Na Coopert o número de cooperados passou de 44 para 86 famílias que vivem da renda obtida na comercialização do material reciclável e do Bolsa Reciclagem do Governo Estadual.

Fonte: Zebillin. com (Itaúna)

 

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA