reciclanep
janeiro 26, 2018 Nenhum Comentário

CIDADES DE MINAS GERAIS APOSTAM NA PARCERIA COM CATADORES

Desafio para as administrações municipais, a implementação das Políticas Municipais de Gestão de Resíduos (PMGRS), em diversos municípios mineiros, vem se consolidando na  parceria  e no protagonismo dos catadores de materiais recicláveis. No sul de Minas, as administrações das cidades de Lavras e Nepomuceno são exemplos do compromisso  assumido em implantar as políticas e programas com participação efetiva das associações e cooperativas de catadores com a ampla mobilização da sociedade.

O trabalho integrado – gestões municipais, catadores e sociedade – vem surtindo resultados e se fortalecendo como experiência exitosa na solução do lixo gerado.  As associações dos municípios integram a Rede Sul Sudoeste de Catadores de Materiais Recicláveis, com orientação e capacitação do Projeto Novo Ciclo, coordenado pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), numa parceria com a Danone e Fundação Avina.

O RECONHECIMENTO DAS CIDADES

A atuação dos catadores é  constatado de forma positiva na cidade de Lavras. O engenheiro ambiental Luiz Antônio de Bastos Andrade, Secretário Municipal de Meio Ambiente do município, avalia o ganho socioambiental da parceria com a Associação de Catadores Materiais Recicláveis de Lavras (ACAMAR) – foto. Coma a coleta seletiva, ele enumera “geramos trabalho e renda para 36 (trinta e seis) trabalhadores e suas famílias,  tivemos uma incidência positiva no combate ao mosquito da dengue e diminuímos a quantidade de resíduos sólidos destinados a aterro sanitário autorizado”. O secretário aponta o ganho econômico da cidade. “Tivemos uma de cerca de R$ 190.000,00 (cento e noventa mil reais) em 2017 para o município, esclarece”.

 O reconhecimento de que o trabalho dos catadores faz a diferença é também percebido pela engenheira ambiental Iris Helena Antunes Naime, chefe do Departamento de Meio Ambiente da cidade da Prefeitura de Nepomuceno.  A coleta seletiva como os catadores é verificado por Iris, como “contribuição  efetiva e substancialmente para o bem-estar do meio ambiente e da população, traduzido na redução dos gastos municipais com a coleta dos resíduos e o transporte e disposição final do lixo gerado pela população”.

 

 O PROTAGONISMO DOS CATADORES

O trabalho dos catadores nas cidades entrevistadas é valorizado pelas administrações locais.  Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Lavras, a Acamar já vem num processo histórico e positivo de fomentar e mobilizar a coleta seletiva. Com o crescimento, ele sinaliza que, “agora em 2018, a prefeitura vai incentivar o surgimento de novas associações de catadores”.

 “O excelente trabalho  da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Nepomuceno (Reciclanep) e visto de forma muito positiva pela a administração,” afirma a chefe do Departamento de Meio ambiente de Nepomuceno. De sua  constatação, Iris Antunes provoca para que as cidades onde a parceira não esta implantada e efetiva. “Que outros municípios da região se espelhem nesse trabalho que só traz benefícios” arremata.

INVESTIR NAS COOPERATIVAS E ASSOCCIAÇÕES

Em Lavras, a Prefeitura Municipal acredita e potencializa o trabalho dos catadores. Segundo o secretário Luiz Antônio, “o poder público faz um repasse mensal pelo para as associações de catadores,” com o objetivo de fortalecer a infraestrutura e melhorar as condições de trabalho.  O secretário cita ainda, outro importante instrumento de ação pública, o Plano Municipal de Saneamento Básico finalizado em 2017. “Para o sucesso do Plano, demos enfoque à inserção e valorização do trabalho dos catadores no Plano”,  aponta.

A chefe do departamento de Nepomuceno esclarece que “enquanto a PMGRS está em fase de elaboração, o incentivo aos catadores se dá por meio de um contrato financiado pela Prefeitura Municipal.” Iris antecipa  que o  Plano de Gerenciamento Integral de Resíduos Sólidos – PGRIS – finalizado ajudará  na valorização do trabalho dos catadores e de  todos resíduos gerados pelo município, destinando-os para cooperativa e no município.

IIMPACTO NOS MUNICÍPIOS

 A gestão de resíduos com a coleta seletiva, através da participação dos empreendimentos de catadores, tem impacto na vida das cidades. Luiz Antônio avalia como convincente, uma vez que a coleta seletiva cria a conscientização ambiental na população. Lavras tem o desafio de ampliar o trabalho e fazer com que chegue  a todos do município.  O secretario constata e defende que, “a coleta hoje atinge uma pequena parcela do total de lixo coletado de Lavras. Precisamos ampliá-la”..

 Iris considera que os resultados são animadores, mão se restringindo aos sociais Ela cita “garante o reestabelecimento socioeconômico de várias famílias, desempenha um papel importante na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, pois deixamos de encaminhar para o aterro sanitário, resíduos que possuem potencial para serem reaproveitados e reciclados. Estes resíduos se tornam matérias-primas para a fabricação de novos produtos.

 

A PARTICIPAÇAO DA SOCIEDADE

 O envolvimento direto da comunidade garante o sucesso da mobilização. Iris esclarece que Nepomuceno tem uma campanha permanente de incentivo à separação dos resíduos. “Todos aderem e assumem de fato a coleta seletiva, havendo uma interação da população e catadores muito positiva”.

Tanto em Lavras quanto Nepomuceno, a participação é das pessoas é muito presente. A Chefe do Departamento  Iris explica “muitos nepomumecenenses nem esperam os caminhões de coleta seletiva e  levam o lixo reciclável até o galpão da associação de catadores.”  Já em Lavras, o Secretário Luiz Andrade afirma “ a população adere e assume de fato a coleta seletiva, havendo uma parceria população e catadores.” E constata “ muitos já levam o lixo reciclável até o galpão da associação”.

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea

Foto: Arquivo  Cooperativa Reciclanep

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA