IMG_0029
abril 15, 2016 Nenhum Comentário

Cataforte 3 é tema de encontro de Redes

Técnicos e catadores mobilizadores das redes Cataunidos, Catavales, Norte de Minas e Zona da Mata participaram nesta semana de um encontro que teve como tema central o programa do Governo Federal, Cataforte 3. A reunião aconteceu nos dias 12 e 13 de abril e foi coordenado pela equipe do INSEA.

A abertura do encontro foi marcada pela apresentação de cada participante destacando de onde veio e o que traz para compartilhar com os companheiros. Cada participante trouxe um objeto para simbolizar a sua região, tendo água de Pirapora, café da Zona da Mata, chapéu para tampar o forte sol do Norte de Minas, mas todos trouxeram a mesma vontade de trabalhar e lutar pelos direitos dos catadores de materiais recicláveis, independente da região do estado.

 A técnica mobilizadora do INSEA, Ângela Oliveira, explicou para os participantes como seria o encontro e os temas que seriam tratados: memória das duas edições anteriores do Programa; atual conjuntura política do país; produtos previstos no Cataforte 3; atividade em grupo buscando a interação entre os participantes, um debate e, por fim, encaminhamentos frutos do encontro.

Os participantes levantaram os principais pontos tratados nas edições anteriores do Cataforte, 1 e 2, chegando a conclusão da extrema relevância do programa para a evolução da organização dos catadores em todo o país. “O Cataforte é uma conquista dos catadores. O Programa chegou a 18 estados no Brasil unificando a causa, promovendo capacitações, entregando equipamentos, promovendo troca de experiências, disponibilizando assistência técnica, enfim, muito aprendizado”, ressaltou Maria Madalena, coordenadora da Cataunidos.

O diretor do Insea, Luciano Marcos, falou para os participantes sobre a atual situação política e econômica que o país está vivendo, o bombardeio midiático que o atual governo vem sofrendo, e a relação com o trabalho dos catadores. “Estamos passando por uma crise imprevisível que está afetando diretamente os catadores. Estamos vendo uma perda dos direitos alcançados pelos trabalhadores”, disse Luciano. Além de falar da situação política, também foi lembrada a história do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) que surgiu de uma movimentação social e que, juntamente com o INSEA, completa neste ano 15 anos de sua fundação.

Ainda foi tratado no encontro as dificuldades encontradas na execução do Cataforte 3, as burocracias morosas para a liberação dos recursos e o enfraquecimento, devido a atual situação política, de importantes instituições parceiras dos catadores como por exemplo FUNASA, Petrobras, dentre outras.

Mesmo após a explanação sobre momentos de dificuldades que estamos passando, o tom do encontro foi pautado pela vontade de lutar e a busca pela execução adequada do principal programa do Governo Federal junto aos catadores e de extrema relevância para o fortalecimento e organização do MNCR em todo o país.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA