insea-catadores_mobilizam_populacao_em_defesa_do_meio_ambiente
junho 9, 2014 Nenhum Comentário

Catadores mobilizam população em defesa do meio ambiente

Os catadores de materiais recicláveis de vitória, organizados na Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reunes), vão promover amanhã, 10 de junho, uma ação de mobilização social na Praça Costa Pereira, centro de Vitória. O objetivo é conscientizar a população da importância da coleta seletiva para o meio ambiente e para a população. A atividade terá início a partir das 15h com distribuição da revista em quadrinhos dos catadores e mil botões de rosas. Mais de 30 catadores, de 14 associações vão participar da atividade.

Os catadores vão aplicar um pequeno questionário com três perguntas relacionadas com a coleta seletiva (“Você separa o resíduo reciclável da sua residência do lixo comum?” “Como você descarta o resíduo reciclável?” “Se tivesse coleta seletiva na sua rua, você separaria o lixo?”). “A promoção da coleta seletiva junto à população é um meio de disseminar e gerar multiplicadores dessa ideia, ‘Coleta Seletiva já’, e do papel de cada cidadão separando o seu lixo e destinando-o de maneira adequada, para as organizações de catadores. Com esse gesto a Prefeitura de Vitória diminui aos poucos a quantidade dos resíduos que são encaminhados para o aterro sanitário e as associações de catadores recebem um material mais limpo e fácil de ser trabalhado”, Josimeire Jesus dos Santos, presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare).

A expectativa é que centenas de pessoas possam ser sensibilizadas e levem pra casa a ideia de separar os resíduos recicláveis que são gerados em sua residência. Além disso, a proposta é deixar a mensagem para que os cidadãos reflitam sobre a alta geração de resíduos.

 

O que é a Reunes?

A criação da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo, Reunes, surgiu da necessidade de organizar as associações que realizam o recolhimento de materiais recicláveis no estado, tendo em vista que a região tem um grande potencial como geradora destes materiais. Atualmente a maior parte dos recicláveis é encaminhada para os lixões e aterros. Outro problema apontado por estudos é a questão da comercialização dos materiais coletados. Hoje, as associações vendem para os atravessadores, reduzindo muito a renda dos catadores.

Visando resolver esses problemas e estruturar uma rede de comercialização e articulação, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) levando em consideração o conhecimento técnico do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea) propôs a criação de uma unidade do instituto no estado do Espírito Santo para contribuir com o processo de criação e consolidação da Reunes.

A Reunes conta com 14 associações localizadas em municípios das regiões Norte e Sul do estado e Região Metropolitana da Grande Vitória, RMGV.  Mais de 200 catadores estão envolvidos com o projeto que é patrocinado pela Petrobras por meio do Projeto Petrobras Socioambiental.

O INSEA será o responsável por dar o suporte técnico para as associações de catadores através de capacitações, treinamentos, mobilização social e educação ambiental. “A atuação do Insea está focada em fortalecer a REUNES como este novo modelo organizativo para prestação de serviços ambientais, comercialização integrada e ampliação dos catadores no mercado da reciclagem. O suporte técnico do Insea no Espírito Santo estará voltado para estes propósitos,” esclarece o Diretor Presidente do INSEA, Luciano Marcos da Silva.

Ainda segundo Luciano Marcos, os resultados deste trabalho poderão ser medidos através do aumento dos postos de trabalhos nas cooperativas, da renda, da capacidade produtiva, gerando indicadores econômicos, ambientais e sociais em prol das pessoas, das cidades e do meio ambiente.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA