Rio Paraopeba
julho 5, 2019 Nenhum Comentário

Carta do INSEA às comunidades atingidas do Vale do Paraopeba

O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA – foi habilitado no  processo de Chamamento Público para o credenciamento de entidades sem fins lucrativos interessadas em prestar assessoria técnica às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, ocorrido no início deste ano em Brumadinho. O processo é conduzido pela Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (DPF), Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais com o objetivo de selecionar uma instituição para prestar assessoria técnica nas diversas demandas e necessidades junto às comunidades atingidas pelo crime ambiental de responsabilidade da mineradora Vale.

No próximo domingo, 7 de julho, o processo chega à etapa de seleção da assessoria técnica para a Região 3, que é formada pelos municípios de Esmeraldas, Florestal, Pará de Minas, Fortuna de Minas, São José da Varginha, Pequi, Maravilhas, Papagaios, Caetanópolis e Paraopeba. Na ocasião, as comissões de moradores representativas desses municípios assistirão as apresentações feitas pelas instituições candidatas e darão seu votos.

O INSEA torna pública a carta direcionada para as populações atingidas nessa região:

Às pessoas e comissões de atingidos dos municípios de Esmeraldas, Florestal, Pará de Minas, São José da Varginha, Fortuna de Minas, Papagaios, Maravilhas, Paraopeba, Pequi e Caetanópolis

Em primeiro lugar queremos expressar nossa solidariedade a cada um e cada uma de vocês, suas famílias e comunidades. Como entidade de apoio e assessoria, lutamos para que a VIDA HUMANA e de toda natureza estejam preservadas e defendidas. A morte do Rio Paraopeba representa um triste capítulo neste modelo de desenvolvimento que coloca o lucro em primeiro lugar e condena a todos a um futuro incerto. Com a participação e confiança de vocês, queremos colocar nossa instituição na DEFESA INTRANSIGENTE DOS SEUS DIREITOS, para que possam ser reparados por tamanha perda e prejuízos sofridos.

Nós do INSEA somos uma entidade a serviço da vida, do meio ambiente, da geração de trabalho e renda e defesa dos direitos humanos, principalmente dos que mais necessitam ou são invisíveis para a sociedade. Criada em 2001, em Belo Horizonte, com atuação em âmbito nacional, o INSEA é uma organização sem fins lucrativos, de caráter técnico, formada por profissionais de diversas áreas do conhecimento, com atuação de âmbito nacional. Com uma metodologia inovadora, o INSEA privilegia as experiências locais, o fortalecimento das organizações sociais e o protagonismo das comunidades, buscando promover o desenvolvimento sustentável territorial a partir dos pilares econômico, ambiental e social.

São centenas de municípios apoiados em todo o Brasil, com atuação direta em Minas Gerais, Espirito Santo e Amazonas, com uma longa trajetória de projetos inovadores, construção de soluções locais para problemas sociais e ambientais, estudos e pesquisas, formulação de políticas públicas, certificação de tecnologias sociais, atividades de formação e mobilização, campanhas educativas, construção de novos modelos de transição econômica, intercâmbios de experiências, fortalecimento da economia solidária e do cooperativismo. Muitas histórias de superação da exclusão, melhoria das condições de trabalho e renda, da qualidade ambiental, efetivação da cidadania e conquista de direitos.

Em parceria com a Fundação Caio Martins – FUCAM, às margens do Rio Paraopeba em Esmeraldas, estamos dando início ao Projeto Ciclos, que busca integrar soluções ambientais com produção sustentável e preservação ambiental, instalação de tecnologias sociais para o uso dos recursos naturais, criação de novas alternativas econômicas que podem inspirar suas comunidades a construir novas experiências, melhorando a qualidade de vida, de geração de trabalho e renda, sobretudo para as mulheres e juventude.

Estas conquistas nos animam a colocar nossa experiência, conhecimentos, metodologias e estruturas a serviço, para que numa governança participativa, transparente e de fortalecimento da sociedade local com suas entidades, grupos, organizações possam ter voz e de forma independente seus direitos assegurados. Esta perspectiva de atuação também se volta a construir coletivamente novos modelos, iniciativas e caminhos que buscam assegurar e promover o desenvolvimento territorial, a preservação e defesa do patrimônio ambiental e cultural de suas comunidades. Seguimos juntos!

Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA
Rua Salinas, 1088, Floresta, Belo Horizonte – Minas Gerais. CEP 31.015-294
Fone: (31) 3295-7270. E-mail: insea@insea.org.br
Facebook: INSEA ONG – Instagram: insea_org

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA