Banner Campanha de Solidariedade aos Catadores do Brasil
abril 2, 2020 Nenhum Comentário

Campanha de Solidariedade aos Catadores do Brasil

Catadores lançam campanha de solidariedade em função da pandemia de Coronavírus 

Campanha de Solidariedade aos Catadores do BrasilA categoria dos catadores e catadoras de materiais recicláveis foi diretamente atingida pela pandemia de coronavírus (COVID-19), prejudicando a atuação de mais de um milhão de pessoas que sustentam suas famílias com a coleta, separação e venda dos recicláveis oriundos dos resíduos sólidos urbanos no Brasil.

Em Minas Gerais mais de 20 mil catadores organizados em cerca de 230 associações e cooperativas, ou trabalhando informalmente, foram impactados diretamente. Como o coronavírus, causador da COVID19, é muito resistente ele pode permanecer horas e dias em superfícies lisas. Estudos científicos indicam que o vírus permanece vivo por até 5 dias em plástico, papel, papelão, em vidro permanece entre 4 e 5 dias e no alumínio por 28 horas. Dessa forma, a coleta e manutenção desses materiais aumenta o risco de transmissão e pode causar graves patologias.

Esta situação levou as autoridades públicas a recomendar a suspensão dos serviços da coleta seletiva e a paralização dos serviços prestados pelas associações e cooperativas e catadores informais. Vale destacar que grande parte deste trabalho é realizado por pessoas de vulnerabilidade e idosos acima de 60 anos, que vivem desta atividade.

Frente a esta realidade, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a União Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil (UNICATADORES) e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), junto com uma rede de parceiros e apoiadores, criaram em caráter emergencial, a CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE AOS CATADORES DO BRASIL. O objetivo é diminuir os efeitos drásticos que essa crise vem gerando para aqueles que tanto cuidam do bem-estar e do meio ambiente nas cidades brasileiras. Com as doações recebidas está sendo constituído um Fundo de Solidariedade voltado para compra de alimentos, materiais de higiene e de proteção individual, auxílio de renda mínima para garantir uma segurança alimentar e bem estar da categoria neste momento de crise.

As contribuições podem ser feitas através do site da Campanha, ou por transferência bancária para as contas abaixo:

 

BANCO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Doação pessoa física:

AGÊNCIA: 2994       CONTA POUPANÇA: 16.057-4      OPERAÇÃO: 013

 

Ou doação pessoa jurídica:

AGÊNCIA: 2994  CONTA-CORRENTE: 1871-1

TITULAR; ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS – ANCAT

CNPJ: 03.580.632/0001-60

 

 

As doações também podem ser feitas através de cartão de crédito e débito, acessando o site: http://solidariedadeaoscatadores.com.br

Quem sempre cuidou das cidades, do meio ambiente e de você precisa muito da sua ajuda!

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA