março 22, 2013 Nenhum Comentário

BOA ESPERANÇA É REFERÊNCIA NA ARTICULAÇÃO DO FÓRUM LIXO E CIDADANIA

Espaço de convergência e diálogo propositivo, o Fórum Municipal Lixo e Cidadania da cidade de Boa Esperança (FMLCBE), no sudoeste de Minas Gerais,  tem se consolidado como uma referência de  integração da sociedade para gestão dos resíduos e valorização dos catadores de materiais recicláveis. Fruto da parceria e entre a Prefeitura do município e o Insea, o Fórum inicia suas atividades em junho de 2012.  Da ação articulada nesta trajetória 09 (nove) meses, a cidade se prepara para lançar, agora no primeiro semestre, o Projeto Piloto da Coleta Seletiva.

IMPORTÂNCIA DO FÓRUM

Entusiasmo nos rumos que potencializa  a causa dos coleta seletiva. Este tem sido o sentimento de Paulo Bressane, coordenador da vigilância socioassistencial da Secretaria Municipal de Promoção Social e Habitação (SMPSH) e integrante da Comissão Executiva do Fórum. Ele argumenta que o espaço tem sido grande fomentador de ações na perspectiva da responsabilidade compartilhada. “Estamos articulando, no Fórum, de maneira ampla o  poder público   e a sociedade civil para a consolidação da Política Municipal de Resíduos com interface nas Políticas Sociais do município”, comenta Bressane.

Os catadores também comemoram a implantação do Fórum. Joseli Rodrigues V. Reis,  coordenadora da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMARE) relata que o Fórum oportuniza a apresentação dos trabalhos,  discussões e execuções de trabalhos e celebração das conquistas dos catadores de Boa Esperança.

 

PROTAGONISMO DO CATADOR

A instalação do Fórum contribui na aproximação mais efetiva da ASCAMARE com órgãos públicos. Resultado disto é o avanço nas intervenções municipais da coleta seletiva. “Trouxe nossa participação, melhores condições de trabalho, valorização da catação, melhor preço do material e a conquista do galpão”, celebra a presidente da Associação. Joseli  define momento como de intenso fortalecimento da entidade.

Em Boa Esperança, as forças positivas para a política de gestão de resíduos se somam. Para o coordenador da vigilância socioassistencial, o início dos trabalhos do Projeto Novo Ciclo, coordenado pelo Insea, com a parceria da Prefeitura Municipal , potencializam a ação dos catadores.  Com o projeto, “conseguimos ampliar os vínculos com a associação, fomentando maior presença, organização e inserção em projetos, programas  e serviços sociais”, destaca Bressane.

COLETA SELETIVA

Em fase de planejamento, Boa Esperança se prepara para implantar a coleta seletiva municipal.  “As secretarias vêm se empenhando para apresentar na próxima reunião do Fórum Municipal Lixo e Cidadania a proposta”, afirma a presidente da ASCAMARE.  Ela vê de forma positiva a posição da administração municipal em relação à coleta seletiva. “Nós catadores estamos acreditando muito neste trabalho”, declara Joseli.

O diálogo intersetorial tem definido os caminhos do desenvolvimento sustentável e inclusão social na cidade. O trabalho em rede é ponto fundamental para o Projeto Piloto da Coleta Seletiva que será lançado no primeiro semestre de 2013.  Bressane reforça que “o trabalho acontecerá numa ação interinstitucional, setorial  e intersetorial nos diversos seguimentos  da políticas sociais.  E esclarece “ vamos articular as iniciativas privadas e sociedade civil, possibilitando a execução e garantia de efetividade prática do Projeto”, aponta.

 

PARTICIPE DO FÓRUM LIXO E CIDADANIA DE BOA ESPERANÇA

Aberto aos interessados, as entidades parceiras governamentais e não governamentais (ONGs) e as organizações atuantes nas questões socioambientais; o Fórum  é um espaço público com o objetivo de refletir, debater e apontar ações para as questões relacionadas à gestão de resíduos e meio ambiente.

CONHEÇA A ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS (ASCAMARE) BOA ESPERANÇA

Informações: Ascamare (35) 9994.1884

Secretaria de Habitação e Promoção Social – Coordenação de Vigilância Socioassistencial  : (35) 3851-8071

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA