março 10, 2020 | Nenhum Comentário |
Subsecretária de Segurança Alimentar, Darklane Rodrigues, mostrou iniciativas circulares de agroecologia em curso na cidade.
O INSEA participou nessa terça-feira, 10 de março, do evento: Debates Sobre Economia Circular, realizado pelo programa Global Future Cities – Prosperity Fund Brazil, do Consulado Britânico, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. Na ocasião, os realizadores apresentaram conceitos do novo modelo econômico e foram expostas algumas experiências já realizadas em BH por grupos da sociedade civil organizada, como redes de agroecologia e organizações territoriais. O intuito do encontro foi incentivar o surgimento e o fortalecimento de iniciativas que contribuam com o objetivo global de cidades mais sustentáveis.
O modelo de economia circular busca desvincular o processo produtivo do aspecto linear da economia industrial, que explora cada vez mais os recursos naturais não renováveis do planeta e gera cada vez mais resíduos nocivos ao meio ambiente, à biodiversidade e à camada de ozônio. Na economia circular os resíduos têm valor, geram trabalho, renda e uma rede de serviços amparadas na lógica de que não há lixo e os resíduos são matérias-primas que podem retornar ao ciclo produtivo, por meio da reciclagem e da compostagem, poupando o meio ambiente.
Nos últimos anos, o INSEA e o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária – ORIS, junto a universidades, cooperações internacionais e organizações de catadores de materiais recicláveis, vêm estudando, elaborando e experimentando alternativas de desenvolvimento a partir dos modelos da Economia da Circularidade e também da Economia da Funcionalidade e da Cooperação, estritamente alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses estudos e parcerias têm gerado bons frutos, como a criação de ecossistemas lixo zero e ações de fortalecimento da cadeia da reciclagem com inclusão de catadores de materiais recicláveis, bem exemplificados pela implementação da Rede Lixo Zero Santa Tereza, no bairro Santa Tereza – BH, e do Ciclos Parque Tecnológico da Reciclagem, em Esmeraldas, ambas desde 2017.
Para Luciano Marcos, presidente do INSEA e membro do ORIS, o evento Debates Sobre Economia Circular foi boa oportunidade de troca com os realizadores e participantes, e também uma demonstração de abertura do poder público para a inovação em termos de modelo de desenvolvimento que priorizem a preservação de recursos naturais e o bem-estar social.
Saiba mais sobre:
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.