Ecovital_Foto SOS Sarzedo
julho 9, 2019 Nenhum Comentário

Audiência Pública debate incineração em Sarzedo

Audiência Pública debate incineração em Sarzedo, nesta terça-feira, às 18:30

Foto: Carlos Henrique / Hoje em Dia

Foto: Carlos Henrique / Hoje em Dia

População de Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, reage contra a possibilidade de renovação do licenciamento ambiental da empresa Ecovital, de incineração de resíduos industriais, por mais 10 anos. Nessa terça-feira, 9 de julho, às 18:30, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realiza audiência pública para debater o assunto, na Câmara Municipal de Sarzedo. O INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável reforça a importância desse debate e convoca a todos que puderem participar.

A audiência foi solicitada pela deputada estadual Marília Campos, atendendo apelos da comunidade. A empresa, instalada em Sarzedo em 2015, realiza desde 2016 a incineração de resíduos industriais tóxicos da multinacional francesa Rhodia, do polo petroquímico de Cubatão (SP). Em reunião anterior na Assembleia de Minas, a empresa afirmou que os testes de queima no incinerador de resíduos sólidos atendiam à legislação vigente, sendo que nenhum agente contaminante teria chegado à chaminé, e que a empresa possuía todas as licenças ambientais exigidas.

No entanto, a população do entorno se queixa do mal cheiro dos gazes eliminados no processo de queima dos resíduos e teme pelas consequências da contaminação do ar a longo prazo. Instalada em zona urbana, próxima a bairros residenciais, a incineração de resíduos industriais oferece sérios riscos à saúde humana, como o aumento no índice de doenças respiratórias, entre outras causadas pela ingestão de metais pesados.

Convidados – De acordo com informações da ALMG, estão confirmadas as presenças do presidente da Câmara Municipal de Sarzedo, Paulo Antônio Ribeiro Gomes; o vereador de Sarzedo Marcos Antônio de Almeida; e a representante dos moradores da cidade, Maiza Mércia Cordeiro. 

Participe!

Audiência pública sobre meio ambiente em Sarzedo

Dia: 9/07/19, terça-feira, às 18:30

Local: Câmara Municipal de Sarzedo – Rua Professora Efigênia Mendonça Pinheiro , nº 199, Sarzedo, Minas Gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA