foto museu
junho 6, 2018 Nenhum Comentário

ATITUDE E COMPROMISSO COM O PLANETA SÃO PROVOCAÇÕES DA MESA DE DIÁLOGO NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A educação ambiental, que começa em cada pessoa, é passo importante

Estudantes, especialistas, técnicos, ambientalistas e pessoas interessadas na temática socioambiental participaram, na noite de ontem (05) da mesa de diálogo Dia Mundial do Meio Ambiente. Organizado na parceria do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS) e Museus de Minas e Metais Gerdau, os convidados conversaram sobre “Os desafios da reciclagem do plástico e seus impactos” com conexão junto a Campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente “Mares Limpos” e o tema proposta para o dia “Acabar com a Poluição de Plástico”. A roda de conversa aprofundou o cenário da gestão de resíduos e a efetivação da responsabilidade compartilhada, a necessidade de mobilizações de comunicação e educação ambiental  e o reconhecimento do trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Ponto recorrente do debate, a conscientização individual para as questões ambientais, gestão de resíduos e desenvolvimento sustentável é capaz de gerar cobrança de compromissos das empresas e obrigação do poder público com ações efetiva na destinação dos resíduos sem comprometer a qualidade de vida das pessoas e do planeta.
Participaram da mesa de conversa:
Ângela Oliveira, diretora executiva do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR/FEAM)
Arnaldo Godoy, autor da lei municipal que proibiu a utilização de sacolas plásticas em Belo Horizonte
Luciano Marcos da Silva, diretor do Insea, representando o ORIS – Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária;
Nícia Mafra – Gestora de Projetos Socioambientais com atuação na área de gestão de resíduos
Mauricio Melo, educador ambiental junto a catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua, artesão e desing com foco na reciclagem do plástico.
Vilma Estevan, catadora, liderança do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), presidente da COOPERSOL LESTE, que atua como protagonista do Lixo Zero Santa Tereza.

Nota produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA
Foto: Leonardo Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA