dezembro 2, 2013 Nenhum Comentário

ANTIGO LIXÃO DE GRAMACHO É AGORA O PRIMEIRO POLO BRASILEIRO DE RECICLAGEM DO PAÍS

Dois novos galpões vão fazer o recebimento, triagem, enfardamento e estocagem de resíduos sólidos para venda. Ao todo, mais de 1,2 mil catadores de materiais recicláveis serão beneficiados
A cidade de Duque de Caxias (RJ) é o endereço do primeiro Polo brasileiro de reciclagem do país. O local do antigo lixão de Gramacho, que durante mais de 30 anos sustentou famílias que viviam da catação, em condições desumanas e insalubres, foi desativado em 2011 e agora é destinado ao trabalho de reciclagem de resíduo sólido. São dois galpões voltados para o recebimento, triagem, enfardamento e estocagem de resíduos para venda, que vão empregar de forma profissional, inicialmente, 110 catadores podendo chegar a até 500.
O novo espaço é resultado de um convênio entre a Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Fundação Banco do Brasil (FBB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras. Nesta fase, a Fundação BB e o BNDES investiram R$ 300 mil  para a construção do local.
A primeira etapa de implantação do Polo de Reciclagem, que foi inaugurada nessa sexta-feira (22) com a presença do presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano, começou em agosto de 2012 como a recuperação das instalações e aquisição de equipamentos para o Polo de Reciclagem. Para a segunda fase, está prevista a construção de mais oito prédios: creche, unidades de processamento e transformação de resíduos, centro administrativo, unidades de triagem, galpão e área de lazer. Ao todo, mais de 1,2 mil catadores de materiais recicláveis serão beneficiados.
O objetivo da Fundação BB é assessorar técnica e dar suporte operacional ao funcionamento das instalações, com a participação ativa dos catadores. O Polo foi construído em um terreno de 4,2 hectares em Jardim Gramacho, cedido por 20 anos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ele será administrado por uma rede de cooperativas – Cooperjardim, Coopercaxias, Coopergramacho, Coopercamjg e a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Gramacho.
Cataforte
Além da administração do novo Polo de Reciclagem, a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG) foi selecionada entre as 33 redes de cooperativas  para acessar recursos do  Programa Cataforte – Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias – também chamado de Cataforte III.  O Programa vai investir cerca de R$ 200 milhões para empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, possibilitando a inserção de cooperativas no mercado da reciclagem e a agregação de valor na cadeia de resíduos sólidos. O projeto é voltado à estruturação de redes de cooperativas e associações para que elas se tornem aptas a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis.
O Cataforte é uma parceria entre a Secretaria Geral, Fundação Banco do Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego,  Ministério do Meio Ambiente, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras e Banco do Brasil.
Fonte: F.B.B.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA