junho 28, 2013 Nenhum Comentário

AMAZÔNIA LEGAL: GESTORES E CATADORES ASSUMEM COMPROMISSO PELA COLETA SELETIVA

A região da Amazônia Legal dá um grande passo no fortalecimento da articulação para os avanços no reconhecimento do trabalho dos catadores de materiais recicláveis da região. No I Encontro de Catadores da Amazônia Legal (I ECAL), realizado nos dias 11 e 12 de junho, foram debatidas as demandas e os desafios que envolvem a corresponsabilidade dos gestores públicos, sociedade e empreendimentos dos catadores. Com realização do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e apoio do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), cerca de cerca de 250 (duzentos e cinquenta) trabalhadores da coleta seletiva estiveram presentes. A Amazônia Legal é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.

Acesse aqui o documento final pactuado no I Encontro de Catadores da Amazônia Legal (I ECAL)

 

NOVO TEMPO PARA OS CATADORES DA REGIÃO

Marcela Vieira, assessora do Insea na região, comemora este novo momento na Amazônia Legal. “O documento final do encontro é um marco regulatório – resultado do pacto assumido por todos os presentes”, comenta. Os compromissos resumem o olhar atento à realidade e busca de respostas à conjuntura, alinhados ao previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei 12.305/2010. Marcela explica que os desafios estão colocados. “Temos catadores na coleta de recicláveis nos rios, nos lixões e nas ruas em condições insalubres”, aponta. Diante deste contexto, a assessora fala do ganho político do evento ao promover a articulação intersetorial. “Pactuamos – catadores e gestores – o compromisso de fazer cumprir a PNGR na Amazônia Legal”.

II ENCONTRO EM 2014

Os participantes do I ECAL deliberaram a realização do II Encontro dos Catadores da Amazônia Legal (II ECAL) em 2014 no estado do Acre. Na oportunidade, as considerações e recomendações contidas no documento deste I Encontro serão avaliados.

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA