Coleta Seletiva em Alvorada de Minas (6)
fevereiro 20, 2019 1 Comentário

Alvorada de Minas celebra chegada de coleta seletiva

A coleta seletiva já é realidade em Alvorada de Minas, uma pequena cidade histórica de 3.600 habitantes, localizada na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte

Coleta seletiva já é feita em Alvorada de Minas

Coleta seletiva já é feita em Alvorada de Minas

Começou no dia 11 de fevereiro/19 a coleta seletiva porta a porta em Alvorada de Minas. O serviço destina resíduos sólidos à reciclagem e está sendo feito pela associação de catadores de materiais recicláveis do município (ASCAMINAS), empreendimento solidário formado por oito catadores e catadoras. A iniciativa faz parte das ações de gestão ambiental da prefeitura municipal, contando com o apoio da empresa Anglo American e com a assessoria técnica do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA, responsável pela elaboração do programa e capacitação técnica dos envolvidos.

A coleta seletiva gera ótimas perspectivas à Alvorada de Minas. “Nossa cidade possui áreas preservadas e uma rica biodiversidade. Cuidar da destinação do lixo, tendo como grandes aliados os catadores de materiais recicláveis, é uma forma de evitar a contaminação do solo e das águas, garantir a preservação ambiental e a qualidade de vida das futuras gerações. Além disso, estamos conseguindo envolver pessoas da região e gerar postos de trabalho, o que é muito gratificante”, avalia o prefeito, Vítor Hugo Ferreira dos Santos.

“É um trabalho muito importante em que todos ganham! A gente conversa e orienta no dia a dia, e vê que muitos moradores já estão cientes e fazendo a separação corretamente”, conta o catador Valmor João da Veiga.

Conscientização de moradores

Cida (ASCAMINAS) e o prefeito Vítor Hugo assinaram contrato de serviço para coleta seletiva no município

Cida (ASCAMINAS) e o prefeito Vítor Hugo assinaram contrato de serviço para coleta seletiva.

Nas duas semanas que antecederam ao lançamento, uma campanha de sensibilização foi realizada com a população, por catadores e técnicos de reciclagem, que foram de porta em porta explicar sobre o funcionamento da coleta seletiva e fazer o cadastro das residências. Houve também reforço da divulgação por carro de som, rádio e outros canais de comunicação, com objetivo de informar e envolver a população.

O ato de lançamento do programa de Coleta Seletiva foi marcado por um grande evento no dia 8 de fevereiro na Praça Castro Pires, que contou com a presença das autoridades municipais, vereadores, representantes das associações de catadores de Dom Joaquim, Conceição de Mato Dentro, Betim e Belo Horizonte, representantes da empresa Anglo American, lideranças do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e conjunto da população de Alvorada de Minas, principalmente os jovens estudantes.

O ponto alto da solenidade foi a assinatura do contrato para pagamento da prestação de serviços da coleta seletiva entre a Prefeitura de Alvorada de Minas e a ASCAMINAS. “Esta data é muito importante para a Secretaria, que há cinco anos se empenha para instituir a coleta seletiva em Alvorada de Minas. Nesse período, enfrentamos obstáculos, burocracias e dificuldades, mas conseguimos reunir parcerias, preparar a estrutura e as pessoas fundamentais para a implantação do serviço. Agora, para dar certo, o projeto precisa ser abraçado por todos moradores e comerciantes, porque a mudança começa dentro da casa de cada um”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Leandro Rabelo Aguiar. A arte e a animação ficaram por conta dos palhaços do Circo Miudinho, que expuseram de forma divertida mensagens da responsabilidade ambiental para com a cidade e o planeta.

Danila e a filha Emily, moradoras de Alvorada de Minas

Danila e a filha Emily, moradoras de Alvorada de Minas.

Danila Miranda Melo assistiu ao lançamento junto com sua filha Emily, de 5 anos, e entendeu a importância da coleta seletiva. “Aprendi que o reaproveitamento de materiais recicláveis é muito importante por preservar recursos naturais, diminuir o volume de lixo nos aterros e lixões, e ser fonte de renda para pessoas carentes. Essa conscientização precisa se espalhar pelas casas e escolas, ensinar adultos e crianças a separar o lixo, para melhorar nossa cidade”, reflete a moradora.

“Acreditamos que a coleta seletiva vai manter a cidade limpa e as pessoas mais conscientes. Esperamos incentivar os moradores a cuidarem mais do meio ambiente e não jogarem lixo na rua”, diz a catadora Maria Aparecida Nunes Miranda, presidente da Ascaminas.

Alvorada de Minas

Alvorada de Minas está na região do Vale do Rio Doce, no Circuito dos Diamantes, há 100km de Diamantina e 211km da capital. Possui pouco mais de 3.500 habitantes e é famosa pela fabricação de queijos do tipo Serro, especialidade que leva o nome do município vizinho. Além disso, é rodeada de belas cachoeiras e tem folclore rico nas tradições de bumba meu boi, folia de reis e marujada.

Reportagem: Brígida Alvim
Fotos: Juliana Gonçalves e Gilberto Chagas

Comments

    Maria Silva dos Santos

    Muito bom essa coleta seletiva na minha cidade natal

Comments are closed.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA