março 25, 2014 Nenhum Comentário

INCINERAÇÃO NÃO: BELO HORIZONTE RECEBE ENCONTRO INTERNACIONAL

No próximo dia 28 de março,  às 16 horas, o Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte (FMLC- BH) e Observatório da Reciclagem Solidária (ORIS) recebem Magdalena Donosco, representante da Rede Internacional GAIA (Aliança Global Anti-Incineração – Global Anti-Incineration Alliance). A representante da GAIA realiza um bate-papo sobre a conjuntura da incineração, suas ameaças socioambientais, as mudanças climáticas e o trabalho com os catadores. A atividade será realizada no Reciclo, à Rua da Bahia, 2164, Bairro Lourdes- Belo Horizonte.

Minas Gerais e Belo Horizonte vivem as ameaças da incineração. Para a professora Sônia Dias, membro do ORIS,  o debate  é um momento de discussões do que ela considera ser qualquer forma de queima de rersíduos “uma  afronta à sustentabilidade no seu conceito mais amplo, qual seja de inclusão social e proteção ao meio ambiente”.

O encontro no Reciclo fortalece a articulação do Projeto Cidades Inclusivas, que vem debatendo a realidade dos resíduos no planeta. O Projeto preconiza o envolvimento direto da Aliança Global dos Catadores Materiais Recicláveis, que reúne, em fóruns internacionais, representantes das associações de catadores de diversos países.

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea

 

A REDE GAIA

A Gaia (Global Alliance for Incinerator Alternatives, ou Aliança Global para Alternativas à Incineração, em português) tomou emprestado o nome da mitologia – Gaia (deusa da terra para os antigos gregos) – para defender a bandeira ambiental da não-incineração e não-destinação para aterros sanitários de resíduos sólidos que liberam, a cada ano, toneladas de gases tóxicos na atmosfera terrestre e poluem os solos e mananciais hídricos.

A entidade foi fundada em dezembro de 2000, em uma reunião com mais de 80 representantes de 23 países, na África do Sul. Seus integrantes perceberam que a incineração era um obstáculo à construção de uma sociedade com desenvolvimento sustentável, conservação de recursos e justiça ambiental. Assim, se comprometeram a construir uma comunidade de solidariedade global e de colaboração internacional na luta por um mundo justo e sem poluição ambiental.

Desde então, vários encontros já aconteceram, como em 2003 na Malásia e na região Basca, em 2007. Além desses encontros houve várias iniciativas espalhadas por todos os continentes, buscando criar um ciclo de produção e consumo, que reduza drasticamente o uso de materiais e químicos tóxicos, e onde todos os materiais e produtos sejam reutilizados, reparados e reciclados.

Desde 2000, a Gaia incluiu mais de 500 organizações de 84 países em sua rede. Vitórias ambientais importantes foram conquistadas em diversos lugares, como em Buenos Aires, na Argentina, aonde foi adotada uma legislação de “Desperdício Zero”, que envolve cooperativas de trabalhadores que ajudam a promover saúde e sustentabilidade em uma das maiores cidades da América Latina, além de estimular a inclusão dos catadores locais. Já na África do Sul, existe uma ampla coalizão de grupos da sociedade civil e de interesse público para tentar derrotar um grande incinerador de lixo em uma das cidades mais pobres daquele país, Sasolburg. Já afetada pela indústria petroquímica, que não deixou nada além de um rastro de desemprego e poluição do ar, Sasolburg leva em seu nome a maior companhia petroleira da África do Sul, a Sasol, criada durante o apartheid.

No Brasil, as principais frentes de luta da Gaia são o combate a má destinação de restos de pneus – como nas cimenteiras que queimam pneus para produzir cimento, um processo muito poluente – e o fim das incineradoras. Os signatários brasileiros da primeira declaração para a América Latina e Caribe são a ODESC e o Instituto Pólis, este último um dos atores na luta antiincineração desde 1993. (Por Pedro Ribeiro Nogueira)

 

SERVIÇO:

ENCONTRO – BATE-PAPO INTERNACIONAL CONTRA INCINERAÇÃO –   A conjuntura da incineração, ameaças socioambientais, mudanças climáticas e trabalho com os catadores

Dia: 28 de março

Horário:  às 16 horas

Local:  Reciclo

Endereço: à Rua da Bahia, 2164, Bairro Lourdes- Belo Horizonte.

Informações e confirmação de presença: (31) 3295.7270 (Falar com Letícia)

 

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA