IMG_2298
junho 7, 2016 Nenhum Comentário

MNCR – 15 Anos de luta

Posted by:Márcio Martins

O INSEA parabeniza o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) pelos seus 15 anos de luta e de história. No dia 7 de junho de 2001 mais de 5 mil catadores e catadoras, além da população de rua, participaram da primeira Marcha Nacional dos catadores. Desde então a história dos catadores ganhou mais unidade e, com base na organização, demonstrou para o país a importância dos catadores e do trabalho realizado por eles. Com o passar do tempo o MNCR se tornou um dos principais movimentos sociais do Brasil e referência para todos os catadores da América Latina.

“O INSEA marcou presença nestes 15 anos de luta do MNCR como um parceiro estratégico na afirmação e reconhecimento dos seus direitos, fortalecimento da categoria e no seu reconhecimento como prestadores de serviços da limpeza urbana. As conquistas de hoje nos animam a continuar a nossa missão na construção da reciclagem popular, por mais vida e dignidade”, ressalta o Diretor Presidente do INSEA, Luciano Marcos, que felicita e ressalta a importância destes 15 anos do MNCR.

Avanços significativos foram alcançados nestes 15 anos de existência. Um exemplo são as conquistas alcançadas dentro da lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, garantindo o protagonismo do catador como um importante agente ambiental. Este avanço, dentre outros alcançados, fortalece os direitos e a valorização dos trabalhadores.

Graças ao cooperativismo defendido dentro do MNCR é possível apontar conquistas pontuais em todos os estados e municípios brasileiros, que são frutos de uma luta que vem sendo travada há décadas por homens e mulheres que escolheram trabalhar com o que para muitos é conhecido como “lixo”. Mas com muito suor e força de vontade gritaram para toda uma nação a necessidade de rever o tratamento e a geração de resíduos, além da relação da sociedade com o meio ambiente.

Que novos avanços venham com os próximos anos. E que a vontade de avançar na luta por um mundo mais justo e digno nunca seja menor que os desafios impostos polo sistema.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA