70 anos de luta pelos direitos

Posted by:Márcio Martins

Muitos vivem a própria vida com intensidade, mas alguns poucos escolhem viver em prol do próximo. Esses são considerados lideres e se tornam exemplo de busca pela igualdade.

A última sexta-feira foi de comemoração na Praça do complexo da Lagoinha. O local foi escolhido para a celebração dos 70 anos de vida da irmã Cristina Bove. Recheado de momentos emocionantes, a festa surpresa organizada pelos companheiros do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos para a População em Situação de Rua e Catadores de Material Reciclável (CNDDH), contou com a participação de religiosos, representantes de movimentos sociais, da população em situação de rua e de duas irmãs que vieram do Uruguai exclusivamente para este momento.

“Foi uma surpresa muito grande encontrar todos vocês aqui. Nesse processo da vida a gente vai caminhando com uma certeza, Deus é amigo dos pobres. E ele quer a justiça e que todos tenham vida. Aprendi que temos que reconhecer essa história de Deus na história de cada um e na história de todos os movimentos e lutas que participamos”, disse Cristina.

A irmã, que também comemora os 50 anos que escolheu viver no Brasil, vem escrevendo a sua história em nosso país com capítulos que merecem ser destacados. Aos 20 anos de idade ela se instalou em Recife com as irmãs Oblatas Beneditinas e começou a trabalhar com moradores em situação de rua e com as mulheres nos prostíbulos da região portuária da cidade.

Nos anos 70, trabalhou em presídios com as presas políticas da ditadura em São Paulo. Já em 1987, em Belo Horizonte, fundou a Pastoral de Rua BH, em 1990 fundou a Asmare, em 1991 o Fórum Nacional de População em Situação de Rua, em 1992 o Seminário Nacional de População de Rua.

Já nos anos 2000, juntamente com outros companheiros de luta, criou o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) para desenvolver projetos e dar suporte técnico aos catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte e região metropolitana.

Os integrantes do INSEA desejam à irmã Cristina muitas felicidades, saúde e realizações.

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA