Coco Macaubas
maio 17, 2019 2 Comentários

1º Seminário Regional sobre o potencial de desenvolvimento do cultivo e extrativismo do Coco Macaúba

INSEA promove seminário sobre coco macaúba para agricultores em Esmeraldas

Flyer Seminario Coco MacaubaNo dia 21 de maio, terça-feira, o INSEA realiza o 1º Seminário Regional sobre o potencial de desenvolvimento do cultivo e extrativismo do Coco Macaúba, no Centro Educacional da Fundação Caio Martins (Fucam), em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte. O Seminário é oferecido gratuitamente a produtores rurais da região, com o propósito de fomentar a coleta e produção da espécie, que é a segunda oleoginosa mais produtiva do mundo, ficando atrás somente do dendê. O coco macaúba tem potencial de produção de óleos para indústria alimentícia, de cosméticos, de biocombustíveis, lubrificantes de motores, ração protéica animal e carvão ativado de alta qualidade.

É uma planta nativa das Américas do Sul e Central muito abundante no Brasil. Há um grande maciço dessa espécie em Esmeraldas e adjacências, mas até então não aproveitado. “A ideia é aproveitar ciclos de materiais e recursos disponíveis e gerar renda extra para os agricultores locais. Para tanto, buscamos especialistas e referências do setor para compartilharem conhecimentos com os produtores locais. Trazendo o exemplo da cooperativa de produtores de macaúba Cooper Riachão, de Mirabela, acreditamos que os coqueiros possam ser mais um ativo de produção e renda às comunidades rurais de Esmeraldas, além de gerarem produtos importantes para a regiao”, conta Fábio Meira, engenheiro do Ciclos / INSEA.

Coco Macaubas IIO Ciclos Parque Tecnológico da Reciclagem Popular, gerido pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), está localizado em Esmeraldas, na Fazenda Sítio Novo, numa parceria inovadora com a FUCAM, para o desenvolvimento territorial de um ecossistema cooperativo e de educação. Um espaço propício para promover os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030. Segundo o engenheiro responsável, Fábio Meira, um dos projetos de energias renováveis pensado para o local é a construção de uma unidade de beneficiamento do coco macaúba extraído no território para geração de produtos da sociobiodiversidade com grande demanda no mercado.

O objetivo do seminário é preparar um ecossistema cooperativo em cima do potencial do coco macaúba, e para tanto vai abordar questões do dia a dia do produtor e do coletor do fruto, como formas de extrativismo, meios de produção e venda, incentivos públicos, armazenagem e geração de derivados, com oficinas práticas.

Confira a programação completa:

08:30 – Acolhida, café da manha e credenciamento

9h – Saudações de boas-vindas e composição de mesa de abertura

9:30 – Apresentação do projeto Ciclos – Objetivos e programação do Seminário – Fábio Meira, engenheiro INSEA/CICLOS

10H – Painel de exposição e debates:

“O potencial do cultivo de Macaúbas para o desenvolvimento humano, territorial e preservação ambiental”, com os convidados: Teddy Marques Farias, Químico da Universidade Federal de Minas Gerais; Benedito Castro de Sousa, Técnico em agropecuária e assistente de operações da CONAB – MG; João Elias, diretor da Cooper Riachão (Mirabela – MG)

12:30 – Almoço

14h – Workshop com os participantes
Temas: Métodos de plantios, colheita e armazenamento de macaúba; galpão e infraestrutura de beneficiamento; a macaúba na culinária e benefícios para saúde humana; ecossistemas cooperativos em Esmeraldas.

15:30 – Avaliação final

16h – Café mineiro e encerramento.

Comments

    Orlando Pedrosa

    Muito oportuno este seminário. Parabéns irei tentar participar. Obrigado

    Aciomara de souza Coutinho

    É necessário fazer inscrição para participar do evento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA